IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em queda, a R$ 3,07, de olho em juros no Brasil e nos EUA

Do UOL, em São Paulo

22/02/2017 17h06

O dólar comercial fechou esta quarta-feira (22) em queda de 0,65%, cotado a R$ 3,07 na venda. Na véspera, a moeda norte-americana havia fechado praticamente estável, com leve alta de 0,06%.

A sessão desta quarta foi marcada pela divulgação da ata da última reunião do banco central dos EUA (Federal Reserve, ou Fed) e pela expectativa em relação à nova taxa de juros no Brasil, que deve ser divulgada após as 18h.

Juros nos EUA

O Fed divulgou a ata de sua última reunião. No documento, a maioria dos membros diz que pode ser apropriado aumentar os juros novamente "muito em breve", caso os dados de emprego e inflação estejam alinhados com as expectativas. No entanto, a ata também mostrou incerteza do Fed diante da falta de detalhes sobre o novo programa econômico do presidente Donald Trump.

Juros maiores nos EUA tendem a atrair para lá recursos atualmente aplicados em outras economias, como a brasileira. Com isso, o dólar tende a subir por aqui.

Juros no Brasil 

No Brasil, o Banco Central decide hoje a nova taxa básica de juros (Selic). A maior parte do mercado acredita em um corte de 0,75 ponto percentual, derrubando a taxa de 13% para 12,25% ao ano.

Alguns operadores acreditam que o dólar ainda pode cair em relação ao real com uma possível entrada de mais recursos conforme uma nova rodada de regularização de recursos brasileiros no exterior, a chamada repatriação, segue para aprovação no Senado.

Atuação do BC

O Banco Central brasileiro voltou a atuar no mercado de câmbio. Nesta sessão, o BC vendeu 6.000 contratos de swaps tradicionais (equivalentes à venda de dólares no mercado futuro) com vencimento de março. 

(Com Reuters)