Dólar sobe, a R$ 3,865; Bolsa fecha quase estável e Gol dispara 11,6%
O dólar comercial fechou esta segunda-feira (16) em alta de 0,37%, cotado a R$ 3,865 na venda. Na sexta-feira (13), a moeda norte-americana havia caído 0,86%.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou praticamente estável, com leve alta de 0,08%, a 76.652,58 pontos. Na sexta-feira, a Bolsa subiu 0,97%.
Leia também:
- Corretora permite comprar dólar no cartão em 12 vezes. Vale a pena?
- Medo do imprevisto: mercado compara eleição hoje com a de Lula em 2002
- Pão francês, remédios, gasolina: como dólar caro afeta seu bolso
Gol dispara 11,6%
Entre os destaques da Bolsa, as ações da companhia aérea Gol saltaram 11,6%, na maior alta do dia. Nesta segunda, a empresa anunciou a compra de 15 jatos Boeing 737-Max 8, além da conversão de 30 pedidos atuais do modelo Max 8 para 737 Max 10. Os papéis do Bradesco (+0,45%) também registraram ganhos.
No sentido oposto, as ações da Petrobras (-1,27%), do Banco do Brasil (-1,09%), da mineradora Vale (-0,62%) e do Itaú Unibanco (-0,36%) fecharam em queda. Essas empresas têm grande peso sobre o Ibovespa.
Guerra comercial e eleições no Brasil
Investidores estavam cautelosos diante das crescentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e outras economias importantes. Nesta segunda, a China entrou com uma reclamação na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra tarifas dos EUA sobre produtos do país.
Os EUA, por sua vez, também foram à OMC contra União Europeia, China, Canadá, México e Turquia questionando as taxas impostas por esses países em retaliação à decisão do governo norte-americano de impor tarifas à importação de aço e alumínio.
No Brasil, as atenções estavam voltadas para as eleições presidenciais de outubro. O foco continuava sendo para quem as legendas do chamado "centrão" vão declarar apoio. O mercado teme que um candidato que considere menos comprometido com contas públicas possa ganhar a disputa.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.