Dólar sobe a R$ 5,246, em dia marcado por anúncio de ministros de Lula
O dólar comercial encerrou hoje em alta de 0,57%, cotado a R$ 5,246. Na semana, a moeda estrangeira teve crescimento de 0,59%. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em valorização de 0,25%, aos 107.519,56 pontos —a Bolsa, no entanto, teve perda semanal de 3,94%.
O dia foi marcado pela confirmação de cinco ministros do novo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluindo Fernando Haddad à frente do Ministério da Fazenda.
A movimentação não impactou drasticamente os investidores, porque que o anúncio já era amplamente esperado. Ao longo do dia, o ritmo de crescimento do dólar foi mantido e compatível com o que vinha sendo apresentado antes das indicações.
"A questão do Haddad é um pouco mais do mesmo que vem sendo discutido: ele já vinha sendo cotado, estava no preço já", disse à Reuters Bruno Mori, economista e planejador financeiro pela Planejar, notando reação benigna do mercado. "Surpresa seria se os nomes fossem diferentes; são nomes que não são novos, são pessoas conhecidas."
Mori avaliou que, de um lado, Haddad tem um perfil muito político e pode ser inclinado a mais gastos fiscais, o que vem preocupando os mercados nas últimas semanas. Mas, de outro, a definição do futuro ministro "tira incertezas e ajuda a destravar algumas coisas nessa transição de governo", ponderou o economista, referindo-se, entre outros pontos, às negociações da PEC da Transição.
O texto da PEC, que busca expandir o teto de gastos por dois anos a partir de 2023 de forma a custear o Bolsa Família, já foi ligeiramente desidratado no Senado, e alguns agentes do mercado têm esperanças de que a proposta possa ser ainda mais reduzida durante as negociações na Câmara, onde tramita atualmente.
Mori acrescentou que a alta do dólar nesta sessão não era motivada apenas pela pauta doméstica, e que a moeda norte-americana já vinha ganhando força ao longo da manhã após dados de inflação ao produtor norte-americano mais fortes do que o esperado, que contiveram esperanças de moderação do aperto monetário do Federal Reserve.
Lula também anunciou outros nomes, como o de Rui Costa para o ministério da Casa Civil, José Mucio para Defesa, Flavio Dino para Justiça e Mauro Vieira no Itamaraty.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.