IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai a R$ 5,207, enquanto mercado espera anúncio do governo Lula

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL*, em São Paulo

27/03/2023 17h23Atualizada em 27/03/2023 17h33

O dólar comercial encerrou hoje em queda de 0,85%, cotado a R$ 5,207. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), terminou com alta de 0,85%, aos 99.670,47 pontos.

Cenário interno

  • Novas regras do controle de gastos do governo podem ser divulgadas. Investidores reagiam bem à possibilidade de que o anúncio do novo arcabouço fiscal seja adiantado após o adiamento da viagem à China do presidente Lula.
  • O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a área técnica do governo já concluiu a proposta. Agora serão elucidados questionamentos feitos por Lula, que dará a palavra final sobre a nova âncora para as contas públicas.
  • A divulgação da ata do Copom, do Banco Central, acontecerá amanhã e também é aguardada pelo mercado. Na semana passada, o comitê decidiu manter a Selic a 13,75%, o que causou tensões com o governo.

Cenário externo

  • Banco falido foi comprado. O acordo de compra de depósitos e empréstimos do Silicon Valley Bank pelo First Citizens ajudou a aliviar o nervosismo em torno do estresse no setor bancário hoje, após os colapsos de bancos norte-americanos de médio porte e do Credit Suisse abalarem o sentimento internacional.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com Reuters