IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Dólar e Bolsa sobem, com dados de trabalho nos EUA e envio do arcabouço

Dado Ruvic/Reuters
Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do UOL*, em São Paulo

10/04/2023 17h21Atualizada em 10/04/2023 18h45

O dólar comercial encerrou o dia de hoje cotado a R$ 5,066.

O que aconteceu:

A moeda americana teve alta de 0,16%.

O Ibovespa também fechou em valorização. O principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3) teve alta de 1,02%, aos 101.846,64 pontos. Na Bolsa, o destaque positivo foi para as ações da Petrobras (PETR4, +2,13%) e Vale (VALE3, +1,93%), que foram as mais negociadas do dia.

Apesar da alta de hoje, Bolsa está negativa no ano. Nos 100 primeiros dias de governo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Bolsa teve o segundo pior desempenho para início de governo desde 1995.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa já caiu 7,20% no ano. O dado, levantado pela plataforma TradeMap, inclui o fechamento do dia 10 de abril.

Desempenho só não foi pior que 1995. Nos 100 primeiros dias do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, o Ibovespa despencou 28,48%.

Cenário externo: dados de trabalho

Investidores digeriam dados de emprego fortes nos Estados Unidos, mas amplamente em linha com o esperado que foram publicados na Sexta-feira Santa, quando os mercados locais estavam fechados.

O relatório do Departamento do Trabalho norte-americano mostrou na semana passada que a Economia dos EUA abriu 236 mil empregos no mês passado, ritmo considerado forte.

A taxa de desemprego do país caiu para 3,5% em março.

Os mercados futuros de juros dos EUA passaram a embutir 70% de chance de o Banco Central norte-americano subir os custos dos empréstimos em 0,25 ponto percentual em seu encontro de maio.

Quanto mais altos os juros nos EUA, mais o dólar tende a se beneficiar de fluxos de entrada no seguro mercado de renda fixa norte-americano.

Cenário interno: arcabouço será enviado ao Congresso

Investidores aguardam que o arcabouço fiscal, do governo Lula, seja enviado ao Congresso amanhã.

No entanto, participantes do mercado temem atrasos nessa entrega, já que o presidente viaja à China nesta semana.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

(Com Reuters)