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71% dos pequenos negócios no país são abertos por oportunidade, diz Sebrae

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/02/2014 12h00

De cada cem brasileiros que começam um negócio próprio, 71 são motivados por enxergarem uma oportunidade no mercado e não pela necessidade de ocupação, segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

Esse é o melhor índice já registrado desde o início do levantamento, há 12 anos. Em 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por identificar demanda no mercado, enquanto os demais tinham o empreendedorismo como única opção, por não encontrarem alternativas no mercado de trabalho.

Na avaliação do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, os resultados indicam a vitalidade do empreendedorismo no país, mesmo em um período de pleno emprego.

“A perspectiva é de que os pequenos negócios continuem em uma trajetória de crescimento, já que o mercado interno brasileiro ainda oferece muitas oportunidades de negócios, seja para a classe média, em expansão, seja para segmentos específicos de mercado”, diz.

Os pequenos negócios que faturam até R$ 3,6 milhões por ano representam 99% das empresas brasileiras e mais de 8,3 milhões de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), de acordo com o Sebrae.

Ter o próprio negócio é um dos três principais sonhos do brasileiro, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo Brasil, de acordo com a pesquisa. Fazer carreira em uma empresa vem em oitavo lugar entre os desejos dos entrevistados.

“Sonhar é tão fundamental quanto se planejar. A maioria dos entrevistados afirma não ter medo de fracassar, o que é positivo, mas, para ter sucesso, o empreendedor também precisa investir na sua capacitação e buscar um diferencial para seus produtos e serviços”, afirma Barretto.

Na percepção do brasileiro, 84% consideram que abrir a própria empresa é uma opção desejável de carreira.

Para Sandro Vieira, diretor presidente do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), também chama a atenção o fato de o brasileiro estar mais atento às oportunidades do ambiente.

“O percentual da população que afirma perceber oportunidades de negócio para os próximos seis meses nas proximidades de onde vive subiu de 41,2%, em 2002, para 50%, em 2013, com média de 45,1% no período", diz.

Segundo o Sebrae, além de um grande mercado consumidor e dos avanços na legislação, em especial a redução de impostos pelo regime Supersimples, um dos fatores que mais fortalece o empreendedorismo no país é o aumento da escolaridade: quase metade dos novos empreendedores tem, pelo menos, o segundo grau completo.

Entre os novos empresários que estão cursando ou já completaram o ensino superior, 92% iniciaram o negócio por oportunidade. “O perfil do empreendedor brasileiro é, hoje, mais escolarizado e também mais jovem”, declara o presidente do Sebrae.

De acordo com a pesquisa, 50% dos donos de negócios com até três anos e meio de atividade têm entre 18 e 34 anos, enquanto nas empresas que estão há mais tempo no mercado apenas 25% são dessa faixa etária.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa GEM, uma iniciativa da London Business School e Babson College, é feita em 68 países, cobrindo 75% da população global e 89% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial.

No Brasil, ela é patrocinada pelo Sebrae e realizada pelo IBQP, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Foram entrevistadas 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo.

Entre os ouvidos pela GEM estão desde pessoas que estão se preparando para iniciar um negócio até as que já estão estabelecidas no mercado.