ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Empreendedorismo

Empresas usam buquê de R$ 2.500 e unha com Swarovski para atrair namorados

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

10/06/2015 06h00

Uma floricultura de Curitiba e uma rede de franquias resolveram lançar produtos inusitados para atrair a clientela no Dia dos Namorados. A Esalflores pôs à venda por R$ 2.500 um buquê gigante com 150 rosas colombianas, enquanto a Esmalteria Nacional oferece em todas as suas unidades a possibilidade de colocar um cristal decorativo da marca Swarovski na unha por R$ 30.

A expectativa da Esalflores é aumentar as vendas entre 15% e 18% na semana do Dia dos Namorados em relação ao mesmo período de 2014, quando foram vendidos, aproximadamente, 3.000 presentes, segundo o diretor da empresa, Bruno José Esperança, 28. “No ano passado, o Dia dos Namorados coincidiu com a abertura da Copa do Mundo, o que foi ruim para nós”, diz.

Até o dia 12 de junho, a floricultura espera vender dez buquês. No dia 8, já haviam sido feitas cinco encomendas. De acordo com o empresário, as rosas colombianas são maiores e podem medir até 1,30 metro da ponta do cabo até o botão da flor. Um buquê com 150 rosas pesa cerca de 35 kg, segundo ele. “Teremos um veículo que fará exclusivamente a entrega desses buquês no dia 12”, afirma.

O objetivo da ação, no entanto, não é lucrar com a venda dos buquês, mas transformá-los em um chamariz para a floricultura, segundo o empresário. “Criamos um buquê grande para nos destacarmos e mostrarmos para o público que presentear com flores também é legal”, diz. “Temos opções a partir de R$ 3,90 [uma rosa comum] até essa de R$ 2.500.”

As vendas são realizadas na própria floricultura ou pela internet. Dos 3.000 visitantes diários do site, 15% acessam a página do buquê gigante, segundo o empreendedor. A empresa não revelou o faturamento.

Franquia coloca cristal Swarovski na unha por R$ 30

Também até o dia 12 de junho a rede de franquias Esmalteria Nacional (serviço de manicure com oferta de bebidas) oferece em todas as suas 200 unidades a possibilidade de enfeitar a unha com um cristal Swarovski de 2 milímetros de diâmetro. A peça decorativa tem um custo adicional de R$ 30, além do preço da pintura da unha, que varia de R$ 15 a R$ 30.

A ação entrou em vigor no dia 25 de maio, porém a empresa não informou o número de clientes que colocaram os cristais. Gabriel Kim, 23, analista de marketing da franquia, afirma que a expectativa da rede é aplicar o cristal em, pelo menos, 5.000 clientes e ter alta de 15% a 20% nas vendas das unidades em relação às três semanas anteriores ao Dia dos Namorados de 2014.

Além do acréscimo nas vendas, a parceria com a Swarovski é uma tentativa de a empresa se destacar no mercado, de acordo com o executivo. “Queremos mostrar que somos especialistas em ‘nail art’ (arte nas unhas, em português) e oferecemos um serviço de primeira linha”, declara.

Segundo Kim, a ação pode ser prorrogada ou mesmo se tornar um serviço fixo da rede, dependendo da aceitação do público. “Se os clientes gostarem, podemos esticar a parceria ou mesmo fazer dela um serviço dentro do nosso portfólio. Ainda vamos avaliar a reação do público para tomarmos uma decisão”, diz.

Produto promocional requer planejamento

Lançar produtos ou serviços diferentes em datas comemorativas são iniciativas positivas para o negócio, segundo José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). No entanto, exageros no preço e produtos fora do perfil do público da empresa podem ser um “tiro no pé” do empresário, de acordo com o consultor.

“As datas comemorativas são períodos em que o consumidor está disposto a comprar presentes. Se o empresário cria uma ação sem planejamento ou só a divulga na última hora, corre-se o risco de o produto ficar encalhado ou de o serviço não ter procura”, afirma.

No caso do buquê gigante, Oliveira diz que o tamanho e o peso do produto geram dificuldades para o consumidor carregá-lo. Além disso, o preço elevado faz com que a procura seja baixa. “O produto em si não será um ‘estouro’ de vendas, mas pode servir de chamariz para os clientes entrarem no site ou na loja e conhecerem outros itens à venda”, declara.

Onde encontrar:

Esalflores: www.esalflores.com.br

Esmalteria Nacional: www.esmalterianacional.com.br

Propaganda de Dia dos Namorados de O Boticário usa casais gays

Mais Empreendedorismo