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Divulgar empresa por e-mail pode ser tiro no pé, mostra reality de negócios

Do UOL, em São Paulo

O empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono da loja Empório do Lazer, já tentou usar o e-mail marketing para atrair clientes, mas diz que não teve resultado. No sexto episódio do reality show de negócios Impulso Digital, idealizado pelo UOL E-commerce, ele aprende a criar estratégias de marketing. Especialistas alertam que o uso de e-mail requer planejamento para não manchar a reputação da empresa.

Ferreira Neto diz que nem mesmo promoções em datas especiais, como o Natal, ajudaram a atrair mais clientes para sua loja virtual. "Em data que não é especial, a gente tem vendido muito mais do que no Natal", afirma. A loja vende churrasqueiras, fornos e lareiras.

Em 2014, o Natal gerou R$ 6 bilhões ao e-commerce no Brasil, segundo o E-bit, e é a melhor data do ano para os comerciantes. Se a empresa não consegue aumentar seu faturamento no período, precisa descobrir o que está fazendo de errado, segundo os especialistas do Impulso Digital.

Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), mostra a Neto como vender melhor sua empresa no mercado. "Você não está no negócio de grelha, de tábua de cortar carne, não está no negócio de faca. Está no negócio de lazer, entretenimento e diversão. Teu negócio é vender alegria e felicidade."

Segundo Sinelli, é importante que os empresários sejam proativos e se programem para fazer promoções e aproveitar datas especiais. "Você sabe quando é o Dia das Mães do ano que vem, você sabe quando é o Dia dos Namorados ano que vem. Então, você consegue se planejar com antecedência para estar tudo prontinho. Na data, você só dispara a campanha e faz as vendas."

Além disso, ele diz que também é possível aproveitar datas diferentes que façam sentido para sua base de clientes. "São um motivo a mais para entrar em contato com seu público e tentar vender."

Listas de e-mails gigantes não garantem vendas

Roberto Muricy, analista de negócios sênior do UOL Host, diz que enviar e-mail marketing para uma lista de e-mails comprada é ruim para a imagem da empresa. "Quando você usa base comprada, está prejudicando a reputação da sua empresa. Quem receber vai te classificar de maneira negativa, e isso é bem prejudicial para os seus próximos disparos."

In Hsieh, mentor do Impulso Digital, diz que os e-mails marketing têm que construir um diálogo com o potencial cliente e criar reputação, para que a pessoa saiba o que esperar de você e para que se interesse por aquilo.

No Dia dos Pais, o empresário disparou um e-mail marketing seguindo dicas dos especialistas e conseguiu realizar duas vendas que totalizaram R$ 400. "Com todo o estudo que a gente teve, a gente percebe que tem que ser um produto específico, ter título certo, abordagem certa para pessoa chegar e abrir a mensagem. Agora vamos começar a disparar com certa constância", diz.

O que é o reality?

O Impulso Digital é um reality show online idealizado pelo UOL E-commerce que mostra o dia a dia e os desafios de gerenciar um e-commerce. O personagem principal do programa é o empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono uma loja física e de um site de artigos para churrasco e festas.

Ao todo, o reality terá duração de dez meses, com a publicação de novos episódios e vídeos explicativos no site (http://zip.net/blrwGc, link encurtado) e no canal do YouTube (http://zip.net/blq694, link encurtado). A cada mês, um tema diferente é abordado.

Além dos vídeos, também serão disponibilizadas no site do programa apostilas, planilhas e apresentações sobre os temas tratados a cada semana.

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