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Empresário troca restaurante por boteco em domicílio e fatura R$ 3,5 mi

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Fernando Santos, 48, era dono de um restaurante de comida brasileira em um shopping de São Paulo e pretendia criar uma rede em praças de alimentação. Mas o pedido de um cliente amigo para fornecer comes e bebes para uma festa particular fez com que ele mudasse o foco da empresa e criasse, em 2007, o Boteco em Casa, serviço de bufê para eventos. Em 2015, a empresa realizou 440 eventos e faturou R$ 3,5 milhões. O lucro não foi divulgado. 

A proposta do negócio é transformar o local do evento em um típico boteco, com comes e bebes como pastéis, salgadinhos, chope e caipirinha. Há opções de botecos nacionais (convencional, churrasquinho e feijoada) e internacionais, com culinárias alemã, americana, árabe, caribenha, espanhola, italiana e oriental.

"Começamos com o boteco nacional, mas fomos criando outras opções ao longo do tempo porque temos clientes recorrentes que não queriam repetir o tema. Também fazemos muitos eventos em empresas e há multinacionais que querem destacar a culinária de seu país de origem", afirma Santos. 

Os preços variam de R$ 59 a R$ 125 por pessoa, dependendo do cardápio escolhido e do tempo de duração da festa. A empresa também fica responsável pela decoração do espaço. Os eventos podem ser feitos para 30 a 2.000 pessoas, segundo Santos.

Restaurante do início foi fechado em 2010

O restaurante que deu origem ao negócio foi fechado em 2010, quando já estava em outro endereço, em uma loja de rua na vila Madalena. "Durante um tempo, o restaurante serviu de cartão de visita, os clientes iam até lá para provar os pratos e ver como o serviço funcionava. Mas, depois que consolidamos a estrutura do bufê, não havia por que manter esse custo fixo", afirma Santos.

No final de 2014, com pedidos para eventos em todo o Brasil, o empresário decidiu expandir o negócio por meio de franquias. Os primeiros contratos foram assinados no final de 2015, e as primeiras unidades franqueadas devem ser inauguradas até o meio do ano.

Franquia custa R$ 190 mil

O investimento inicial para uma franquia é de R$ 190 mil, com custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro. Não é necessário ponto comercial. O faturamento médio mensal é de R$ 90 mil (realizando quatro eventos por semana), com margem de lucro de 20% a 25% (de R$ 18 mil a R$ 22,5 mil). O retorno do investimento se dá em 18 meses. Os dados são da empresa.

O plano de expansão contempla inicialmente a região Sudeste e, na sequência, as capitais de outras regiões. O franqueado vai receber todos os materiais e alimentos pré-prontos, para serem apenas finalizados e servidos nos locais dos eventos, segundo Santos.

A empresa possui ainda um food truck, que funciona como base de apoio para eventos muito grandes ou para locais que não possuem cozinha. "O franqueado também vai ter a possibilidade do food truck, mas esse é um segundo passo do investimento, quando ele já tiver demanda para isso", diz o empresário. O investimento para o food truck é a partir de R$ 100 mil.

Inovação deve ser constante para evitar concorrência

Para Marinho Ponci, consultor da Dom48, especializada em franquias, o negócio é bem estruturado e apresenta diferenciais. "O conceito de boteco é muito atraente, as pessoas gostam e se identificam. As opções de cardápio mostram que o franqueador observa o mercado e se antecipa às demandas. São uma boa maneira de se diferenciar", afirma. 

Ele diz, no entanto, que, por ser uma franquia de prestação de serviços, o valor de investimento inicial poderia ser menor. "À medida que a rede crescer, ele pode buscar melhores negociações com os fornecedores para diminuir esse valor. A margem de lucro, porém, parece adequada ao segmento."

O desafio, segundo Ponci, será continuar lançando novidades para evitar a concorrência, que vai desde outros organizadores de eventos até pessoas que fazem o próprio churrasco de forma independente. 

Onde encontrar:

Boteco em Casa: www.botecoemcasa.com.br

CONSULTORES DÃO DICAS PARA ESCOLHER UMA FRANQUIA

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