Para vender no inverno e no verão, mesma máquina faz churros e geladinho
Geladinho (ou gelinho, sacolé), o sorvete dentro do saquinho plástico, é um produto que tem mais saída no verão. O churros, diferentemente faz mais sucesso no frio. Para tentar escapar dos limites de temperatura, a marca Olha o Churros! resolveu ampliar o negócio e fazer geladinhos com recheio de churros. O detalhe é que é possível usar a mesma máquina e a mesma equipe, cortando custos.
De acordo com o sócio-fundador da rede, Gabriel Rodero, o novo produto será vendido sob a bandeira oQualé, que funcionará exatamente no mesmo ponto de venda da Olha o Churros!
O modelo é chamado de double brand business. “Foram considerados três pontos: equilibrar a sazonalidade [período mais favorável para um ou outro produto], entregar para o consumidor um produto mais acessível e amenizar a perda de fluxo da loja. Com isso, eu dobro a minha chance de faturar”, afirma.
Leia também:
- Estudante de Direito fatura R$ 900/dia na praia com geladinho de vodca
- Juntos há 6 anos, noivos vendem geladinho em blocos de SP para casar
- Chiquinho Sorvetes investe US$ 1,8 mi e chega aos EUA
A ideia surgiu por causa da queda do fluxo de pessoas nos shopping centers, o que é determinante para vendas por impulso, como as de seu negócio.
“O mais óbvio seria transformar os quiosques em lugares maiores, com mais serviços, mas optamos por trazer outra marca para dentro da empresa, algo que fosse antagônico ao que vendemos, mas com o mesmo insumo e mesma equipe”, explica Rodero.
Com isso, um lado do quiosque vende churros e o outro vende geladinho, o verão e o inverno se equilibram no mesmo ponto de venda, durante o ano todo.
De acordo com o empreendedor, a saída ajuda a aumentar a rentabilidade da loja, sem elevar os custos da operação. “Há potencial para aumentar o faturamento em 50%”, afirma.
Com o mesmo recheio
Enquanto os churros custam em torno de R$ 12, os preços dos novos produtos variam entre R$ 3,5 e R$ 9. O consumidor pode optar por sabores básicos, à base de água, ou misturas inusitadas, como pão de mel com doce de leite e chocolate com creme de beijinho.
Há 23 sabores de geladinho e oito opções de recheio, que são comuns para os dois lados do quiosque. A equipe utiliza a mesma máquina recheadora para os dois produtos.
Investimento
A marca investiu em torno de R$ 500 mil para implantar a novidade. Isso inclui, entre outras coisas, uma fábrica exclusiva para a produção. Atualmente, duas lojas estão rodando nesse modelo, uma no shopping Eldorado, em São Paulo, e outra no Iguatemi Campinas. Em ambas, a rede viu o volume de pedidos crescer 50% e o faturamento, 35%.
Para ter a nova marca, os atuais franqueados precisarão investir cerca de R$ 40 mil. Os novos investidores pagarão cerca de R$ 90 mil pelas duas redes.
Atacado
Outra característica que remete aos geladinhos da infância é a possibilidade de comprar vários e levar para casa. Rodero explica que se o cliente leva a partir de dez unidades, paga preço de atacado e pode armazenar em casa. “A essência do geladinho é comprar em volume, em quantidade, e estamos resgatando isso com o oQualé”.
Cuidados ao investir
Na visão do consultor do Sebrae-SP, Cássio Ferraro, ainda há espaço para criatividade e gourmetização. “A vantagem é que o brasileiro gosta de experimentar coisas novas, não tem resistência à novidade”, afirma.
O especialista diz que sempre propõe aos empreendedores que respondam a uma pergunta antes de qualquer inovação: o quanto agrega ao negócio? Na sua visão, o produto da oQualé complementa bem o cardápio original da Olha o Churros!, pois apresenta uma novidade em cima de um produto já tradicional, o que desperta a curiosidade do público.
“Além disso, é uma solução prática para lidar com a sazonalidade. O brasileiro olha o sorvete como algo refrescante, que vende mais no verão. É oportuno”, complementa.
No entanto, ao investir em uma franquia dessa natureza é recomendado que o empreendedor tenha ainda mais cuidado com a localização. Alta circulação constante é o que gira essa modalidade de negócio. “Há áreas que só enchem no verão, por exemplo. O desafio é que a praça de expansão talvez seja mais limitada do que em outros negócios”, explica o especialista.
Onde encontrar:
oQualé - http://oquale.com.br/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.