IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empresa que dá banhos de luxo em cobras, galinhas e aranhas abre franquia

Arquelau So (à esq.), Rodrigo Chen e Ricardo Chen são sócios da Padaria Pet e do Centro de Estética AUqMIA - Divulgação
Arquelau So (à esq.), Rodrigo Chen e Ricardo Chen são sócios da Padaria Pet e do Centro de Estética AUqMIA Imagem: Divulgação

Paulo Gratão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/07/2018 04h00

A rua Oscar Freire, em São Paulo, recebeu a primeira unidade do centro de estética AUqMIA, no início de junho. O modelo de negócio é uma extensão da franquia Padaria Pet e se propõe a cuidar da beleza de animais domésticos, como cães, gatos, coelhos e até os “menos comuns”, que vão de aranhas a cobras.

O objetivo é atender às mais variadas espécies em um tipo de spa, com banhos personalizados e até roupão, para planos mensais.

A empresa oferece diversos tratamentos aos pets, desde banho de verniz com mamão papaia, hidratação de volume à base de óleo de coco, buriti e macadâmia. Também há nutrição com aveia e mel, reconstrução da pelagem com morango silvestre e chocolate suíço.

Leia também:

Quanto custa

Os preços dos banhos variam bastante, mas o mais em conta é R$ 55 para porquinho da índia. Já donos de lagartos e iguanas precisam desembolsar algo em torno de R$ 90. Por R$ 80, é possível higienizar uma aranha, já os demais animais -de cães e gatos a cobras- têm um valor próximo a R$ 60.

Oportunidade

"Trouxemos um conceito diferente para o Brasil, existe um mercado bem interessante e vasto na área de animais exóticos", afirmou Arquelau So, sócio da empresa.

Segundo ele, a localização da primeira loja foi estratégica: por ser um ponto que atrai muitos turistas, os empresários querem ganhar visibilidade para franquear a marca.

Franquia

Serão dois modelos de franquia da Padaria Pet com o Centro de Estética acoplado: uma loja convencional e o modelo express, que contará apenas com o Centro de Estética em um espaço de 15 a 20 metros quadrados.

Confira os dados da franquia fornecidos pela empresa:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil (express) e de R$ 180 mil (loja). Inclui taxa de franquia e custo de instalação
  • Faturamento médio mensal: de R$ 30 mil a R$ 50 mil (express) e de R$ 45 mil a R$ 90 mil (loja)
  • Lucro médio mensal: de 12% a 15% (express) e de 13% a 16% (loja) sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: a partir de 24 meses (express) e de 36 meses (loja)

Demanda pode não suprir investimento

O nicho de animais exóticos tem se desenvolvido com a crescente população de pets no Brasil e, consequentemente, a demanda por seus cuidados, na visão do sócio da consultoria de franquias GoAkira, José Carlos Fugice. “O pet, não importa a espécie, se tornou um ente querido das pessoas”, afirmou.

Esse segmento tem grande potencial, na visão do consultor. “No entanto, é preciso tomar cuidado com modismos e ver se o mercado está totalmente maduro para absorver esse tipo de serviço. Para os grandes centros, talvez faça mais sentido”, afirmou.

Ele também chama atenção para o fato de que o potencial dessa modalidade está ligado diretamente ao poder de compra da família do pet.

“Em famílias com menor poder aquisitivo, a disponibilidade para esse segmento é bem menor. Talvez até nula”, disse. É preciso avaliar se o público da região está disposto a investir nesses serviços.

Ele ainda alerta que gostar de animais de estimação não significa que o franqueado vai gostar de trabalhar na área, pois requer mais trabalho aos finais de semana, por exemplo.

Onde encontrar:

Padaria Pet - http://www.padariapet.com.br/

Pets lacrando no "salão de beleza" para cães

Universa