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Empreendedorismo

14 franquias de até R$ 90 mil são opções de negócio; veja cuidados

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/06/2018 04h00

Quer ter seu próprio negócio e não sabe onde procurar um que caiba no seu orçamento? O UOL listou 14 opções de microfranquias participantes da 27ª ABF Franchising Expo, que está sendo realizada no Expo Center Norte, em São Paulo até este sábado, 30 (veja detalhes no fim deste texto).

No entanto, é preciso cuidado, porque especialistas criticam microfranquias em que a pessoa paga para ser um vendedor. Nesse caso, seria melhor fazer um curso e trabalhar por conta própria (leia sobre isso aqui). “Não invista todo o seu capital no negócio. É arriscado”, declarou Adriana Auriemo, 44, diretora de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

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Veja a seguir opções de microfranquias (as informações são todas fornecidas pelas próprias empresas):

1) MTCred

Aberta há dez anos, a rede de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos tem 54 unidades em 15 estados e parcerias com algumas instituições financeiras, como o Banco PAN, Grupo BMG, Bradesco e Safra Financeira.

Oferece quatro modelos de negócio, três deles com investimento inicial de até R$ 90 mil: home office (trabalha em casa), smart MTCred (trabalha em casa ou em um pequeno escritório) e MTCred loja 1 (exige ponto de 40 metros quadrados).

Home office

  • Investimento inicial: R$ 9.990 (inclui taxa de franquia)
  • Royalties: R$ 500 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 9.100
  • Prazo de retorno: de seis meses a dez meses

Franquia smart MTCred

  • Investimento inicial: R$ 14.990 (inclui taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
  • Royalties: R$ 1.000 por mês
  • Lucro médio mensal: R$ 18,9 mil
  • Prazo de retorno: de dez meses a 15 meses

Franquia MTCred loja 1

  • Investimento inicial: R$ 69.980 (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: R$ 2.000 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 280 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 36,4 mil
  • Prazo de retorno: de 14 meses a 18 meses

2) Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero faz limpeza automotiva ecológica, usando o mínimo de 300 ml de água, além de mais de 15 outros serviços, como enceramento, limpeza técnica de motor, cristalização de vidros e polimento, entre outros.

A rede tem hoje 240 unidades e oferece quatro tipos de negócio, entre eles o home office e o standard.

Home office

  • Investimento inicial: R$ 10 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro e abertura da empresa)
  • Royalties: R$ 250 por mês
  • Taxa de publicidade: R$ 150 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 5.000
  • Lucro médio mensal: 50% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de três meses a seis meses

Standard

  • Investimento inicial: R$ 58 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e abertura da empresa)
  • Royalties: R$ 550 por mês
  • Taxa de publicidade: R$ 150 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: 30% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de seis meses a 12 meses

3) Mania de Passar

A rede oferece o serviço de passar roupa, no sistema “leva e traz” (busca as roupas já limpas na casa do cliente e as devolve passadas em até uma semana). A empresa foi criada em 2015 e tem hoje 97 unidades.

  • Investimento inicial: R$ 14,3 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro e insumos para operação, como tábua de passar roupa, ferro e cabides, entre outros)
  • Royalties: a partir de R$ 400 por mês
  • Taxa de publicidade: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 5.000
  • Lucro médio mensal: R$ 2.500
  • Prazo de retorno: até 12 meses

4) TFlow

É uma rede de roupas masculinas (camisetas, bermudas e bonés) e que lança estampas exclusivas a cada 45 dias, diz a empresa. Vende uma linha exclusiva chamada "Mete o Loco" e peças assinadas pelo estilista Thi Moraes.

Criada em 2012, a marca tem dois modelos de negócios: venda direta (franqueado ouro) e quiosque em shopping (franqueado rubi).

Franqueado ouro (modelo venda direta)

  • Investimento inicial: R$ 15 mil (inclui taxa de franquia)
  • Royalties: isento
  • Taxa de propaganda: isento
  • Faturamento médio mensal: até R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: 40% sobre o lucro
  • Prazo de retorno: três meses

Franqueado rubi (modelo quiosque/loja)

  • Investimento inicial: R$ 87,9 mil (inclui taxa de franquia)
  • Royalties: isento
  • Taxa de propaganda: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 18% do faturamento
  • Prazo de retorno: 14 meses

5) Mr. Kids

Criada em 2012, é uma rede de venda em máquinas de brinquedos infantis, com itens como produtos da Turma da Mônica e do mundo geek. De acordo com a empresa, todos são certificados e aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Atualmente, são cerca de 7.000 máquinas espalhadas em lojas e supermercados.

  • Investimento inicial: R$ 18,7 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: isento
  • Taxa de publicidade: isento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 1.800 a R$ 30 mil (depende do local de instalação da máquina)
  • Lucro médio mensal: de 35% a 40%
  • Prazo de retorno: de 12 meses a 18 meses

6) Banneg

Criado em 2008, o Banneg - Banco de Negócios atua na venda de empréstimos consignados, crédito pessoal, financiamentos e consórcios de imóveis, entre outros. A rede tem 80 franqueados e atua com dois modelos de negócio: home office e loja física.

Home office

  • Investimento inicial: R$ 23,9 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: R$ 560 por mês
  • Taxa de publicidade: isento
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 300 mil
  • Lucro médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de quatro meses a dez meses

Loja física

  • Investimento inicial: R$ 53,9 mil (inclui taxa de franquias, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: R$ 560 por mês
  • Taxa de publicidade: isento
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 500 mil
  • Lucro médio mensal: a partir de R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: de seis meses a 12 meses

7) Seguralta

É uma rede de seguradoras, com três modelos de negócio (home based, basic e standard). Vende diversos tipos de seguros, como de automóveis, de vida e até de pets. A Seguralta tem 600 unidades no país.

No modelo home based, o franqueado não precisa de ponto comercial. Ou seja, pode trabalhar de casa e organizar seu horário de trabalho. O modelo basic exige um escritório pequeno, e o standard, um ponto comercial mais bem estruturado. O modelo standard tem investimento inicial superior ao teto de R$ 90 mil.

  • Investimento inicial: R$ 25 mil (home based) e R$ 60 mil (basic). Este inclui taxa de franquia e estruturação do escritório.
  • Royalties: 25% do valor de cada contrato de seguro vendido
  • Taxa de publicidade: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil (home based) e R$ 80 mil (basic)
  • Lucro médio mensal: de 10% a 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 12 meses a 24 meses

8) Mary Help

Faz o agenciamento de diaristas e mensalistas para serviços em casas e empresas. Com 70 unidades franqueadas, a rede realiza, em média, cerca de 20 mil diárias por mês. Há franquias direcionadas para cidades com população de 70 mil a 100 mil habitantes, de 100 mil a 180 mil habitantes, e acima de 180 mil habitantes.

  • Investimento inicial: de R$ 40 mil a R$ 60 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: de 1,75 a 3,25 do salário mínimo (de R$ 1.669 a R$ 3.100,50)
  • Taxa de publicidade: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 12 meses a 14 meses

9) SuperGeeks

É uma escola de programação e robótica para crianças e adolescentes. Fundada em 2014, a rede tem hoje mais de 5.000 alunos matriculados, em 50 unidades em operação no país. Os alunos têm aulas de ciência da computação, com desenvolvimento de games, conhecimento em robótica, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial, por exemplo.

A empresa oferece seis modelos de negócio, sendo dois deles com investimentos dentro do teto da microfranquia (R$ 90 mil).

InSchool

O franqueado pode ser uma escola (de ensino fundamental ou médio) ou um profissional que queira fechar uma parceria de exclusividade com alguma escola específica. Utiliza o espaço da escola. Se a escola já tiver laboratório de informática, não é necessário investimento em equipamentos.

  • Investimento inicial: R$ 42 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: de 5% a 10% do faturamento por mês
  • Fundo de marketing: 2% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: de 25% a 30% sobre o faturamento
  • Retorno do investimento: oito meses

Master

Modalidade para o franqueado que não quer ter uma unidade própria, e sim atuar dentro de outros estabelecimentos. Ele pode, por exemplo, montar vários cursos em diferentes escolas e outros espaços. É preciso comprar notebooks (o kit de robótica já está incluso).

  • Investimento inicial: R$ 75 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: de 5% a 10% do faturamento por mês
  • Fundo de marketing: 2% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: de 25% a 30% sobre o faturamento
  • Retorno do investimento: dez meses

10) Nutrimais

É uma rede de franquias de agronegócio que vende alimentos para bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Fundada em 2012, a empresa tem 180 franqueados no país e dois modelos de negócio: home office e loja física (esta tem investimento inicial maior que R$ 90 mil).

  • Investimento inicial (home office): R$ 44,9 mil (inclui taxa de franquia, uma tonelada de produtos e capital de giro)
  • Royalties: meio salário mínimo (R$ 477)
  • Taxa de publicidade: 5% sobre o valor da compra de produtos da franqueadora
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 30% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de três meses a seis meses

11) Nutty Bavarian

A rede vende castanhas torradas e glaceadas. Fundada no Brasil em 1996, a marca tem mais de 130 quiosques espalhados pelo Brasil.

  • Investimento inicial: R$ 65 mil (inclui taxa de franquia, equipamento, estoque inicial, capital de giro e primeiro enxoval, como utensílios fixos e uniformes)
  • Royalties: 8% sobre o faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 3% sobre o faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: 20% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

12) Vazoli

Há dez anos no mercado, a Vazoli é uma rede de franquia no segmento de crédito (pessoal e consignado), financiamentos (imobiliário e de veículos), seguros e consórcios. A marca tem cem unidades em 20 estados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: um salário mínimo por mês (R$ 954 em 2018)
  • Taxa de publicidade: um terço do salário mínimo por mês (R$ 318)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 150 mil a R$ 200 mil
  • Lucro médio mensal: 10% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de oito meses a 15 meses

13) Hashtec

É uma empresa de assistência técnica de celulares, dos principais fabricantes do mercado. Fundada em 2017, a Hashtec tem duas unidades em São Paulo e faz serviços como troca de tela quebrada, aplicação de película frontal, higienização, restauração de software e de backup de dados e imagens.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 69,9 mil (inclui taxa de franquia, custo de instalação e capital de giro).
  • Royalties: de R$ 1.200 a R$ 1.500 por mês
  • Taxa de publicidade: R$ 1.000 por mês
  • Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 12 meses a 16 meses

14) Mordidela

Rede de refeições rápidas e porções de minissalgadinhos e doces, atendendo do café da manhã ao jantar. A marca tem hoje 130 unidades. Entre os modelos de negócios, a empresa oferece o formato de loja de rua, com investimento inicial a partir de R$ 89,9 mil.

  • Investimento inicial: R$ 89,9 mil (inclui taxa de franquia, custo de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 20% sobre o valor da compra de produtos da franqueadora
  • Taxa de publicidade: 5% sobre o valor da compra de produtos da franqueadora
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Lucro médio mensal: 25% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: 12 meses

Veja cuidados antes de comprar uma franquia

“Não invista todo o seu capital no negócio. É arriscado. Você precisará ter dinheiro para capital de giro e se manter durante os primeiros meses da empresa, além de contar com a sazonalidade do negócio e ter sempre uma reserva para eventuais emergências”, declarou Adriana, da ABF, entidade representante oficial do sistema de franquias brasileiro, reunindo franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços.

Outra dica é ler atentamente toda a Circular de Oferta de Franquia (COF) antes de fechar negócio. Segundo a lei que rege o mercado de franchising no país, a empresa deve disponibilizar ao candidato à franquia a COF, com dez dias de antecedência, antes de o contrato ser assinado.

“A COF traz a regras do jogo. Mostra como tudo funciona na franquia, o perfil e o balanço financeiro da empresa e até a lista dos franqueados. Pegue essa lista e vá conversar alguns franqueados para ver como é a franquia na prática. Você conseguirá ter uma visão bem real da vivência do negócio. É para alinhar as expectativas”, afirmou Adriana.

Segundo ela, às vezes um franqueado escolhe um nicho de negócio pensando apenas no lado emocional, mas que não se adapta ao seu estilo de vida e às suas expectativas, como ter de trabalhar de segunda a segunda, se o seu negócio funcionar em um shopping center, por exemplo.

Adriana disse ainda que pesquisar a franqueadora é outro cuidado a se tomar. “É importante você entender os valores da empresa, para ver se estão alinhados com os seus”, afirmou.

Outro critério de avaliação é checar se a franquia que você quer comprar tem o Selo de Excelência em Franchising, da ABF. Concedido anualmente pela ABF, o selo é dado às empresas que se inscreveram para serem avaliadas por uma pesquisa. As empresas não precisam ser associadas à ABF para fazer a inscrição.

“Esse selo de excelência é um aval que a ABF dá, após fazer uma pesquisa nas empresas, para checar como estão funcionando. Ter esse selo já é uma confiança maior naquela marca, porque teve boas notas na avaliação”, declarou Adriana.

Para Ruy Barros, consultor do Sebrae-SP, é importante analisar uma série de itens antes de optar por uma franquia, como custo de instalação, gastos com estoque, marketing e treinamento, custo de manutenção e reserva de caixa necessária.

“Só vale comprar uma franquia se você estiver completamente seguro que o ‘pacote’ do franqueador contém todos os ingredientes necessários para ter sucesso no negócio, além do seu empenho pessoal”, declarou Barros.

27ª ABF Franchising Expo

  • Quando: até sábado (30)
  • Horários: quinta (28) e sexta-feira (29), das 13h às 21h, e sábado (30), das 11h30 às 18h30
  • Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul (rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme, em São Paulo)
  • Preço do ingresso online: R$ 70
  • Preço do ingresso na bilheteria: R$ 80
  • Site: https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html

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