IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Programa seleciona empresas alinhadas com metas da ONU para capacitação

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/04/2019 15h51

Empresas interessadas em participar do Brazil Accelerate 2030 têm até terça-feira (30) para fazer a inscrição. A taxa é de R$ 1.500. O Brazil Accelerate 2030 é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), e do Impact Hub.

O objetivo é selecionar e impulsionar empresas que estejam em fase de crescimento e cujos negócios contribuam com um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre eles água potável, saneamento, energia sustentável, saúde, erradicação da pobreza, ação contra as mudanças climáticas e educação de qualidade. A meta da ONU é alcançar esses 17 ODS até 2030.

Na etapa nacional, serão selecionados 30 negócios. Durante seis meses, as empresas passarão por um processo de preparação, com workshops, capacitações e acesso a uma rede global de empreendedores para networking. A programação inclui encontros online e presenciais nas cidades de São Paulo, Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Após esse período, as três empresas com melhor desempenho serão indicadas para a etapa global, que acontecerá em Genebra (Suíça), em outubro. Além do Brasil, os outros 15 países que participam da iniciativa também vão indicar suas melhores empresas. Apenas dez empresas serão selecionadas por especialistas para Genebra, onde haverá novas rodadas internacionais de negócios e de capacitação.

O programa não prevê nenhum tipo de investimento financeiro direto para os negócios selecionados. Ao menos um representante do negócio deve ser fluente em inglês.

O projeto tem parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Fundação Grupo Boticário, Pfizer e International Trade Centre.