IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vai viajar com dólar caro? Compare preço e parcele no cartão

Vinicius Pereira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/08/2019 18h24

A disparada recente das moedas estrangeiras, como dólar e euro, pegou de surpresa muita gente que vai viajar para o exterior. O que fazer se tem uma viagem marcada e ainda não comprou dólar ou euro?

Especialistas ouvidos pelo UOL recomendam pesquisar preços em diferentes corretoras ou bancos e, se não tiver separado o suficiente em reais para bancar o dólar mais caro, a melhor saída é parcelar a compra da moeda estrangeira no cartão de crédito.

Dólar parcelado em até 12 vezes

A recomendação é comprar dólar ou euro em dinheiro vivo, mas, em vez de dar todos os reais de uma vez, à vista, pode parcelar esse pagamento no cartão de crédito. Diversas empresas especializadas na comercialização de moedas já oferecem essa possibilidade.

É diferente de ir viajar e pagar as despesas no exterior no cartão de crédito. Isso porque o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para comprar dinheiro vivo é 1,1%, mas sobe para 6,38% para carregar o cartão pré-pago ou pagar as compras no cartão de crédito no exterior.

"A melhor alternativa é a questão do parcelamento no cartão, pois você não precisa desprender um recurso que está guardado. Você pode dividir em até 12 vezes [a compra do dinheiro vivo]. Sai um pouquinho mais caro, mas, no final das contas, você ganha milhas, paga um IOF mais barato e não precisa desprender-se de um capital tão grande", disse José Marques da Costa, CEO da Câmbio Store.

Pesquisa de preços

A boa e velha comparação de preço entre os concorrentes também vale para comprar moeda estrangeira.

"Quem já tem viagem para acontecer não tem muito o que fazer. Tem que fazer uma pesquisa, procurar um preço mais acessível em uma instituição sólida, de confiança, e não adiar o sonho", afirmou Juvenal Marcelo dos Santos, superintendente de varejo do Grupo Travelex Confidence.

Viagem está longe? Compre aos poucos

Se a viagem internacional ainda está longe e você tem alguns meses para se preparar, a recomendação é comprar moeda aos poucos, para obter uma cotação média do período e não ficar exposto a uma variação grande do real novamente.

Segundo Santos, no curtíssimo prazo não há grandes chances de o patamar do real mudar em relação ao dólar e ao euro principalmente. "Nós não enxergamos uma mudança para os próximos sete dias, pois o cenário externo ainda está muito instável. Isso impacta bastante na precificação da moeda", disse. Uma alta ainda maior também é considerada difícil por especialistas.

Cartão de crédito pode ser usado para comprar dólar

Band Notí­cias
PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto recomendava comprar dólar ou euro de amigos que tenham sobras em casa. Na verdade, a prática é ilegal. Apenas instituições autorizadas pelo Banco Central podem vender moeda estrangeira. A informação foi alterada.