Minha mulher é isenta; devo incluir sua renda na declaração do IR 2016?
-
Stefan
(Pergunta do internauta Samuel)
Preciso declarar os rendimentos da minha mulher mesmo que o valor que ela recebeu, R$ 25.661,70, seja inferior ao teto para a obrigatoriedade da declaração? Se estiver obrigado a incluir, posso fazer a declaração em separado? Digo isso porque, incluindo o valor recebido por ela na minha declaração, o imposto cai em outra faixa, acarretando um valor a pagar absurdamente alto.
Resposta: Sim, é obrigado a incluir os rendimentos da sua mulher caso faça a declaração do Imposto de Renda 2016 em conjunto.
É por isso que quase nunca vale a pena incluir dependentes que tenham rendimentos tributáveis na declaração, porque esses rendimentos, ainda que não obriguem ao pagamento do tributo num primeiro momento, são somados e aumentam a base sobre a qual o IR é calculado, diminuindo a restituição ou aumentando o imposto a pagar.
O motivo, segundo diz o supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo, Valter Koppe, é que o termo "isento de IR" no caso dos rendimentos tributáveis não está tecnicamente correto.
"Na verdade, eles não são isentos, mas sujeitos a uma alíquota zero", diz. "Porém, quando somados a outros rendimentos, eles fazem com que a renda atinja outros níveis de tributação. Se fossem isentos realmente, isso nunca aconteceria, como é o caso dos rendimentos da caderneta de poupança, por exemplo."
No seu caso, vale a pena fazer a declaração separado. Ninguém é obrigado a declarar em conjunto, isso é uma opção do contribuinte.
Fonte: Valter Koppe, supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo
- Casais devem fazer a declaração em conjunto ou separado?
- Veja quais são os rendimentos isentos, não tributáveis e tributados na fonte
- Saiba quais são os rendimentos tributáveis
- Mande sua pergunta pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br
- Veja as respostas na página de dúvidas do IR 2016