Programa do IR tem nova versão; quem mandou não deve reenviar, diz Receita
A Receita Federal colocou no ar no dia 3 de março uma versão nova do programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2016, que havia sido liberado originalmente em 25 de fevereiro.
Quem já enviou a declaração, de acordo com a Receita, não precisa reenviar. Até o dia da nova versão, quase 700 mil pessoas já haviam entregue o documento.
A Receita Federal informou que a versão inicial, a IRPF2016 1.0, apresentava "inconsistências" na verificação dos CPFs dos dependentes (neste ano, é obrigatório informar o CPF dos dependentes e alimentandos a partir de 14 anos).
Segundo o órgão, a nova versão, IRPF2016 1.1,, tem uma fase de verificação "mais robusta". A Receita Federal informou que o problema foi só no programa de preenchimento. O programa de envio da declaração, chamado de Receitanet, não precisa ser baixado de novo.
O programa está disponível para download no site da Receita: http://zip.net/bnsW7P (link encurtado e seguro). Pode haver lentidão por excesso de procura. Se for o caso, tente outra vez mais tarde.
Outra opção é baixar o programa pelo UOL. Os links abaixo já estão atualizados:
As orientações da Receita para os contribuintes são as seguintes, de acordo com a situação:
- Quem já preencheu e transmitiu a declaração não precisa fazer nada;
- Quem ainda não entregou a declaração deve baixar a nova versão do programa e fazer o preenchimento por meio dela;
- Quem preencheu a declaração, total ou parcialmente, e ainda não transmitiu, deve baixar a nova versão. Ao fazer o download, vai aparecer a mensagem: "O programa IRPF 2016 foi encontrado na pasta indicada para instalação. Deseja preservar os dados?". Clicando em "sim", os dados que estavam preenchidos na versão antiga do programa serão transmitidos para a nova. O contribuinte deve finalizar o preenchimento e fazer o envio;
- Se o contribuinte tentar transmitir a declaração feita na versão original do programa (IRPF2016 1.0), receberá um aviso alertando sobre a necessidade de fazer o download e utilizar da nova versão.
Mande sua pergunta pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br
Veja as respostas na página de dúvidas do IR 2016
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.