Na campanha, Guedes falou em reduzir alíquota do IR; por que não aconteceu?
A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro havia mencionado durante a campanha eleitoral no ano passado a possibilidade de diminuir o teto de pagamento do Imposto de Renda de 27,5% para 20%.
Mas isso não aconteceu. A Receita Federal divulgou as regras do Imposto de Renda 2019, e as alíquotas continuam as mesmas: 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%. Por que essa redução não foi realizada?
A Receita Federal diz que, como o IR 2019 se refere ao ano 2018, durante a administração de Michel Temer, não seria possível o atual governo ter feito essa mudança já. A troca na alíquota do imposto depende de projeto de lei ou medida provisória, que precisavam ter sido feitos ainda em 2018.
Mas também não há certeza se o governo Bolsonaro vai mesmo reduzir as alíquotas a partir deste ano para o próximo Imposto de Renda. O ministro da Economia, Paulo Guedes, havia afirmado publicamente que a campanha estudava diminuir o teto da tributação para pessoas físicas a 20% para os que estão enquadrados nas alíquotas mais altas, de 22,5 % e 27,5 %. Mas não havia definição ainda.
No começo do ano, Bolsonaro chegou a anunciar que haveria redução do teto do IR, mas foi uma confusão. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse no mesmo dia que havia sido um equívoco do presidente sobre IR e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.