IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2019: Este será último ano para deduzir INSS de empregado doméstico

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasilia

22/02/2019 16h05

A Receita federal informou que este será o último ano em que o contribuinte poderá deduzir do Imposto de Renda as contribuições de INSS do salário do empregado doméstico. O limite de abatimento dessa contribuição subiu de R$ 1.171,84 no ano passado para R$ 1.200,32 no IR 2019.

A Receita permite deduzir os gastos de apenas um funcionário doméstico por declaração. Se a família tiver mais de um empregado, é possível deduzir os gastos com INSS deles se os membros da família entregarem declarações em separado.

Salários de empregados não são dedutíveis

O salário pago aos empregados não é dedutível e não precisa ser informado no IR, somente as contribuições à Previdência Social.

Além disso, o contribuinte só pode deduzir gastos de INSS com trabalhadores com carteira assinada. Gastos com diaristas e outros funcionários eventuais não podem ser deduzidos.

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.