IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2020: Recebeu doação em 2019? Saiba como declarar

Colaboração para o UOL, de São Paulo

10/02/2020 19h15

A doação deve ser declarada, tanto por quem fez a doação, quanto por quem a recebeu. Veja nesta matéria como proceder se você recebeu a doação em 2019 para fazer a declaração no Imposto de Renda 2020.

Entre na ficha "Bens e Direitos", clique no botão "Novo" e adicione o item selecionado, com o código correspondente ao bem ou direito recebido em doação. Pode ser um carro, terreno, casa, apartamento, dinheiro em espécie etc.

No campo "Discriminação", relacione as doações recebidas, com indicação da espécie e o nome e o número do CPF do doador.

Deixe o campo Situação em 31/12/2018 com valor zero. No campo Situação em 31/12/2019, informe o valor da doação em espécie ou do bem ou direito recebido.

Em seguida, abra a ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis", selecione o campo 14 e informe o valor correspondente à doação recebida.

Se você recebeu uma doação superior a R$ 40 mil, é obrigado a fazer a declaração do IR 20202, ainda que não tenha renda ou não se enquadre em outras situações que exijam a entrega da declaração.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Caiu na malha fina? Veja orientações da Receita

UOL Notícias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.