Restituição do Imposto de Renda 2023: Saiba data do primeiro pagamento
O pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023 terá início em 31 de maio e será dividido em cinco lotes de pagamento. Aqueles que entregarem a declaração até o dia 10 de maio poderão entrar já no primeiro lote, de acordo com informações da Receita Federal. A prioridade no pagamento das restituições é estabelecida por lei, seguindo critérios como idade, deficiência física, mental ou moléstia grave, magistério, entre outros.
No total, serão cinco lotes de restituição, sendo que o último será pago em 29 de setembro. A partir deste ano, pessoas que optarem por receber a restituição via Pix e aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida terão prioridade no recebimento. É importante lembrar que a única chave Pix que a Receita aceitará para o pagamento da restituição é a formada com o número do CPF.
Para receber a restituição por Pix, o contribuinte deverá informar sua chave Pix na hora de entregar a declaração. A Receita afirma que a chave CPF é única e isso aumenta a segurança do contribuinte. A opção de receber a restituição por Pix é uma das principais novidades do Imposto de Renda 2023.
Os idosos acima de 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério têm prioridade no recebimento das restituições. Essas prioridades estão previstas em lei e seguem uma ordem de data de entrega das declarações.
Para acompanhar o pagamento das restituições, é possível consultar a página da Receita Federal na internet. É importante que os contribuintes fiquem atentos às datas de pagamento de cada lote, para não perder o prazo de saque e evitar problemas com o recebimento das restituições.
Veja as datas de pagamento da restituição do IRPF 2023:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.