IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2023: É possível ter imposto a restituir e a pagar na declaração?

Di Vasca
Imagem: Di Vasca

Diana Ribeiro

Colaboração para o UOL, de São Paulo

28/05/2023 04h00

Não é possível que uma pessoa tenha imposto a pagar e a restituir ao mesmo tempo. Um resultado exclui o outro. Há provavelmente uma interpretação equivocada do resultado.

O que você precisa saber?

Se você entendeu que há imposto a pagar e a restituir, é possível que esteja confundindo as informações do resumo da declaração, que informa o valor do imposto devido.

O imposto devido é o quanto a pessoa tem de pagar conforme o seu rendimento anual.

O contribuinte já pode ter pagado mais do que isso durante o ano (nos descontos em folha de pagamento, por exemplo). Nesse caso, terá imposto a restituir, vai receber de volta da Receita.

Se pagou a menos, o resultado será imposto a pagar.

O fato de haver imposto a restituir não necessariamente quer dizer que você não pagou imposto, pois a restituição é apenas uma devolução do excesso.

Por outro lado, se ocorreram eventos que geraram ganhos de capital ou por tributações por ações em Bolsa de Valores que foram apurados e não pagos, esses valores vão aparecer como débitos na Receita Federal. Mas isso é diferente de imposto a restituir e a pagar na declaração.

O programa da Receita indica a opção mais vantajosa, se a declaração completa ou pelo modelo simplificado. Quando todos os dados tiverem sido inseridos no sistema, consulte no menu o item "Opção pela Tributação". Nesse campo, é possível visualizar a opção mais vantajosa e optar por aquela que ofereça um menor valor de imposto a pagar ou o maior valor a restituir.

Fonte: Luiz Carlos de Souza Lima, contador e diretor executivo da NTW Dom Cavati

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.