IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Restituição do Imposto de Renda 2023: Veja calendário completo dos 5 lotes

Imposto de Renda 2023 - João Gabriel Alves/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Imposto de Renda 2023 Imagem: João Gabriel Alves/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/06/2023 07h10

A restituição do Imposto de Renda 2023 será feita em cinco lotes, e os primeiros pagamentos já foram realizados no dia 31 de maio.

O segundo lote da restituição está programado para ser distribuído no dia 30 de junho, com a consulta dos contribuintes elegíveis disponível até o dia 23 de junho.

Confira abaixo o calendário da restituição do IR 2023:

  • 1º lote: Consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio.
  • 2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho.
  • 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
  • 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
  • 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.

No primeiro lote, um número recorde de 4.129.925 contribuintes foram contemplados, com um valor total de restituição de R$ 7,5 bilhões. Além das restituições referentes ao ano atual, também serão incluídas restituições de anos anteriores. É importante ressaltar que o pagamento da restituição é feito na conta bancária indicada pelo contribuinte durante a declaração.

Caso ocorra algum problema e o crédito da restituição não seja efetuado, é possível reagendar o pagamento de maneira simples e rápida através do Portal BB. Acesse o endereço https://www.bb.com.br/irpf ou entre em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones disponíveis para obter assistência. Certifique-se de verificar e corrigir qualquer eventualidade que possa surgir para garantir o recebimento adequado da sua restituição.

O prazo para envio das declarações do Imposto de Renda 2023 foi encerrado no dia 31 de maio. A partir de agora, caso você ainda não tenha enviado sua declaração, será necessário pagar uma multa de R$ 165,74 ou até 20% do valor devido, caso haja imposto a pagar. Portanto, é importante estar em dia com as obrigações fiscais e cumprir os prazos estabelecidos pela Receita Federal para evitar problemas futuros.

Fique atento às datas de consulta e pagamento dos lotes de restituição, verifique sua situação junto à Receita Federal e esteja preparado para receber o valor a que tem direito. Para mais informações e orientações, consulte o site oficial da Receita ou entre em contato com as instituições financeiras responsáveis pelos pagamentos.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.