Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
5 dicas práticas para investir melhor
Por Alex Falararo, Especialista de Investimentos do Pagbank.
CDB, LFT, BDR, ETF, essas e outras siglas do mercado financeiro não servem para nada se você não souber em qual momento da vida e com qual objetivo deve investir nelas.
Com tantos influenciadores digitais e conteúdo de educação financeira na internet, será que você realmente aprendeu a investir bem? Conheça abaixo 5 práticas de um especialista de investimentos.
1- Tenha seu perfil de investidor bem definido
Ao conhecer melhor seu perfil de investidor você consegue definir com mais assertividade uma distribuição de investimentos que se adapte à sua expectativa de retorno e seu apetite a riscos. Dessa maneira, em meio a altos e baixos do mercado você ainda conseguirá dormir tranquilo.
2- Não concentra seus investimentos
Quando você é iniciante em investimentos e concentra seus recursos em um ou dois produtos de risco muito baixo não há tanto problema, exceto o limite de rentabilidade que se obtém.
Quando você investe em ativos que possuem um nível de volatilidade mais alto, a necessidade por diversificação aumenta, pois há chances de você perder uma parte relevante do seu capital, então evitar concentrar seus recursos em poucos ativos pode te livrar da imprevisibilidade setorial e trazer o conceito de descorrelação para sua carteira, equilibrando melhor a relação retorno e risco.
3- Reconhece sua incapacidade de analisar tudo
Existem mais de 20 mil fundos no mercado brasileiro e mais de 200 ativos na bolsa de valores, de ao menos segmentos diferentes, então mesmo um analista profissional não consegue analisar cada um deles para escolher "O MELHOR".
Daí a importância em você entender de quais áreas você não é especialista e delegar a seleção de investimentos desta área para gestores de fundos com bom histórico de resultados por exemplo.
4- Lê os materiais dos produtos em que aplica
Pode até parecer chato, mas normalmente os investidores profissionais costumam ler e comparar as lâminas dos fundos ou o descritivo dos produtos nos quais querem investir, dificilmente aceitando a palavra de qualquer especialista como a última e definitiva, então ele mesmo se dispõe a tentar entender onde vai investir.
5- Monitora e revisa periodicamente seus investimentos
É claro que não é suficiente estudar o produto e investir, mas é importante também monitorar os resultados da sua carteira mensalmente e anualmente rever se sua tese foi acertada ou não e por quais motivos.
Veja como a Carteira de Investimentos PagBank por perfil de investidor te ajuda a seguir essas dicas na prática.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.