IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5 dicas práticas para investir melhor

31/01/2022 09h31

Por Alex Falararo, Especialista de Investimentos do Pagbank.

CDB, LFT, BDR, ETF, essas e outras siglas do mercado financeiro não servem para nada se você não souber em qual momento da vida e com qual objetivo deve investir nelas.

Com tantos influenciadores digitais e conteúdo de educação financeira na internet, será que você realmente aprendeu a investir bem? Conheça abaixo 5 práticas de um especialista de investimentos.

1- Tenha seu perfil de investidor bem definido

Ao conhecer melhor seu perfil de investidor você consegue definir com mais assertividade uma distribuição de investimentos que se adapte à sua expectativa de retorno e seu apetite a riscos. Dessa maneira, em meio a altos e baixos do mercado você ainda conseguirá dormir tranquilo.

2- Não concentra seus investimentos

Quando você é iniciante em investimentos e concentra seus recursos em um ou dois produtos de risco muito baixo não há tanto problema, exceto o limite de rentabilidade que se obtém.

Quando você investe em ativos que possuem um nível de volatilidade mais alto, a necessidade por diversificação aumenta, pois há chances de você perder uma parte relevante do seu capital, então evitar concentrar seus recursos em poucos ativos pode te livrar da imprevisibilidade setorial e trazer o conceito de descorrelação para sua carteira, equilibrando melhor a relação retorno e risco.

3- Reconhece sua incapacidade de analisar tudo

Existem mais de 20 mil fundos no mercado brasileiro e mais de 200 ativos na bolsa de valores, de ao menos segmentos diferentes, então mesmo um analista profissional não consegue analisar cada um deles para escolher "O MELHOR".

Daí a importância em você entender de quais áreas você não é especialista e delegar a seleção de investimentos desta área para gestores de fundos com bom histórico de resultados por exemplo.

4- Lê os materiais dos produtos em que aplica

Pode até parecer chato, mas normalmente os investidores profissionais costumam ler e comparar as lâminas dos fundos ou o descritivo dos produtos nos quais querem investir, dificilmente aceitando a palavra de qualquer especialista como a última e definitiva, então ele mesmo se dispõe a tentar entender onde vai investir.

5- Monitora e revisa periodicamente seus investimentos

É claro que não é suficiente estudar o produto e investir, mas é importante também monitorar os resultados da sua carteira mensalmente e anualmente rever se sua tese foi acertada ou não e por quais motivos.

Veja como a Carteira de Investimentos PagBank por perfil de investidor te ajuda a seguir essas dicas na prática.