PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Diversificação de investimentos para todos os bolsos

Confira a importância de diversificar investimentos - Getty Images
Confira a importância de diversificar investimentos Imagem: Getty Images
Conteúdo exclusivo para assinantes
PagBank Investimentos

Espaço onde profissionais da área de Research do Pagbank Investimentos compartilham perspectivas sobre o potencial do mercado financeiro, cenário econômico, tecem comentários sobre o mercado de ações e setores da economia, sempre de maneira leve e sem economês. Aqui, a macroeconomia, tesouro direto, análise fundamentalista e técnica são desmistificadas, trazendo informações para os investidores tomarem suas decisões baseados em conteúdos de qualidade e acessíveis a todos.

15/02/2022 04h00

Por Alex Falararo, especialista de investimentos do Pagbank

Todos os meses surgem novidades no noticiário que impulsionam os mercados financeiros e os investimentos. Mas será que sua carteira está preparada para o que vem pela frente? Ou ela está concentrada em poucos investimentos que podem sofrer nesse ano de eleição?

Uma carteira diversificada

Temos a tendência de iniciar o ano com viés de positividade —ou seja, acreditando que tudo vai dar certo, independentemente do que tenha ocorrido no passado.

Embora a rentabilidade passada dos investimentos não seja garantia de retorno futuro, normalmente ela traz uma esperança matemática de que em alguma medida o passado poderia se repetir.

Por isso, ao compor sua carteira de investimentos você deve levar em consideração os fatores de risco envolvidos e procurar dimensionar quais deles oferecem uma relação equilibrada e coerente com seu perfil.

Para fazer isso, os especialistas devem fazer uma análise de dados histórica, simulação de retornos e estudos estatísticos das classes de produtos disponíveis aos investidores.

O desafio da diversificação

Ao mesmo tempo em que a diversificação beneficia o investidor melhorando a relação risco retorno de uma carteira, evitando assim as grandes quedas de mercado, ela também precisa encontrar produtos acessíveis ao seu perfil de investidor.

Fundos de investimento, por exemplo, podem compor a sua carteira de várias maneiras diferentes, utilizando-se de estratégias que cada um representa. Por isso, é tão comum a busca por comparativos de fundos de investimento, já que esses permitem que você encontre os produtos que mais se destacam em cada estratégia.

Veja o que o Pagbank coloca em uma Carteira de Investimentos para o seu perfil.

PUBLICIDADE

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL