IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

3 fundos imobiliários que pagam bem e ficaram baratos para investir

Alguns fundos imobiliários (FIIs) estão sendo negociados por um valor abaixo do que realmente valem. Veja quais pagam uma boa renda passiva aos investidores - kazuma seki/iStock
Alguns fundos imobiliários (FIIs) estão sendo negociados por um valor abaixo do que realmente valem. Veja quais pagam uma boa renda passiva aos investidores Imagem: kazuma seki/iStock

16/08/2022 04h00

Já pensou pagar R$ 90 por uma nota de R$ 100?

É mais ou menos isso que acontece, de tempos em tempos, com alguns fundos de investimento imobiliário (FIIs), quando eles são negociados na Bolsa por um preço inferior ao seu próprio valor patrimonial.

Mas nem todos os fundos nessa situação representam, necessariamente, um bom investimento. Se ele não tiver boas perspectivas de retorno, de nada adiantaria você pagar um preço baixo.

Por isso, para a coluna de hoje, separei três fundos imobiliários que não apenas têm sido negociados por um preço inferior ao seu valor patrimonial, como também se mostraram bastante consistentes no pagamento de proventos ao investidor.

RBRP11: desconto de 27%

O fundo RBR Properties, negociado pelo código RBRP11, está hoje sendo negociado por um preço 27% menor do que o seu valor patrimonial.

Trata-se de um fundo que investe em imóveis para escritórios de alto padrão, as chamadas lajes corporativas.

Seus gestores buscam imóveis com contratos de locação de longo prazo, o que tende a oferecer uma certa estabilidade e previsibilidade no pagamento de proventos.

É verdade que o setor de lajes corporativas foi fortemente afetado pela pandemia, já que muitas empresas adotaram o trabalho remoto ou híbrido. O RBPR11 pode ser interessante para quem acredita que esse segmento não vai piorar mais.

XPLG11: desconto de 12%

O XP Log (código XPLG11) está hoje com um desconto de 12% em relação ao seu valor patrimonial.

Esse fundo investe em galpões logísticos, um setor em que eu, particularmente, acredito mais, em comparação com as lajes corporativas.

A distribuição mensal de proventos do XPLG11 vem crescendo ininterruptamente desde janeiro do ano passado, passando de 58 centavos por cota, naquela ocasião, para os atuais 72 centavos, uma alta de 24% no período.

VILG11: desconto de 8%

O fundo Vinci Logística (VILG11) é negociado a um preço 8% mais baixo do que o seu valor patrimonial.

Sua distribuição mensal de proventos tem sido crescente desde abril de 2021, passando de 45 centavos por cota para 72 centavos. Trata-se de um aumento de 60% na remuneração ao cotista.

Assim como o XP Log, o Vinci Logística é focado em galpões localizados em diversos estados do país.

Ganho não é garantido

A receita desses ou de quaisquer fundos imobiliários não é garantida, assim como não o são os ganhos que você teria se investisse em um imóvel.

O que os dados mostram é que os três FIIs citados têm um histórico de pagamento regular (ou mesmo crescente) de proventos, apesar de serem negociados a um preço inferior ao valor patrimonial.

Reforço, ainda, que não estou recomendando compra ou venda de qualquer ativo. Cada investidor deve ter ciência dos riscos que está disposto a correr. Em um artigo recente eu explico melhor as possíveis consequências negativas do investimento em fundos imobiliários.

Alguma dúvida?

Tem dúvidas sobre investimentos? Envie uma mensagem para o meu perfil no Instagram. Sua pergunta poderá ser respondida em breve nesta coluna.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.