PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Conheça 3 bons motivos para investir na Bolsa

Luciane Almeida

Especialista em investimentos e educadora financeira no PagBank

22/10/2021 04h00

Já foi o tempo em que investimentos na Bolsa eram só para investidor muito rico. A boa notícia é que investir em renda variável está cada vez mais acessível ao pequeno investidor.

Só no primeiro semestre de 2021, o número de investidores pessoa física na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, cresceu 43%.

Com mais opções oferecidas para diversificar a carteira, os investidores estão mais abertos para conhecer novos produtos e buscar alternativas diferentes para ganhar uma rentabilidade melhor, planejar o futuro e aumentar o patrimônio.

Conheça alguns motivos para investir em produtos de renda variável.

1. Diversifica seu patrimônio e se torna sócio de grandes empresas

Você sabia que é possível ser sócio de grandes empresas no Brasil, investir em um imóvel para renda ou até investir em empresas no exterior, e com valores que cabem no seu bolso?

Ao comprar ações, você se torna sócio da empesa e tem a oportunidade de aumentar seu dinheiro com o potencial de crescimento da companhia.

Você pode ganhar com a valorização do preço da ação, e receber parte do lucro distribuído, com os dividendos e outras bonificações.

2. Recebe aluguel para complementar a renda no futuro

Os fundos imobiliários são excelentes alternativas para investir em imóveis com pouco recurso e sem a burocracia da compra de imóvel. Você se torna dono de parte do imóvel e recebe os aluguéis como rendimento.

Nesse tipo de investimento, você conta com uma pessoa especializada que vai escolher e comprar os imóveis para fazer parte do fundo, ou outros ativos a depender do fundo imobiliário. Em uma das opções, que são os fundos de tijolo, o fundo compra o imóvel físico com o dinheiro dos investidores.

Você pode escolher investir em fundos de shopping centers, empreendimentos imobiliários, galpões logísticos.

3. Tem exposição no exterior com facilidade

Uma das opções em renda variável, que está cada vez mais conhecida, é o BDR. Ao investir em BDRs você tem exposição a empresas que estão listadas em Bolsas no exterior e a setores diferentes das empresas no Brasil.

Por meio de BDRs, você investe nesses papéis sem precisar abrir uma conta em corretora em outro país e mandar dinheiro para lá.

Renda variável não é aposta

Importante lembrar que investir em renda variável não pode ser uma aposta.

No longo prazo, os produtos de renda variável oferecem melhor retorno do que a renda fixa, mas, são investimentos com mais risco e a remuneração pode variar negativamente.

É fundamental você conhecer os riscos envolvidos em cada produto para evitar perder dinheiro.

Planeje a parcela da carteira que vai colocar em renda variável, sempre respeite sua tolerância a risco e escolha os investimentos que sejam adequados aos prazos dos seus objetivos.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo PagBank e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE

Aqui especialistas vão ajudar você a concretizar seus planos de curto, médio e longo prazos, com conteúdos e informações sobre os diversos tipos de investimento disponíveis no mercado. As orientações profissionais do PagBank valem para pessoas que têm pouco dinheiro ou para quem já tem muito para investir.