PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Entenda por que o Tesouro Direto pode ficar negativo e como você evita isso

Conteúdo exclusivo para assinantes

Luciane Almeida

Economista comportamental e educadora financeira no PagBank

17/11/2021 04h00

Os títulos do Tesouro Direto caíram no gosto do investidor brasileiro, tanto os que procuram opções seguras e com potencial de mais ganho, como os investidores iniciantes, que estão dando os primeiros passos fora da conhecida e popular poupança.

Tesouro Direto é um sistema do Tesouro Nacional, que em parceria com a B3, vende títulos de renda fixa.
Alguns fatores como, valor de aplicação acessível, diferentes maneiras de remuneração e baixo risco, atraem cada vez o interesse por esses títulos.

O que alguns investidores não sabem, é que mesmo sendo um título de renda fixa, esse investimento pode ter rentabilidade negativa. Mas antes de ficar desesperado e resgatar seu título com prejuízo, entenda os motivos de isso acontecer.

O que explica investimento prefixado ficar negativo?

Uma das explicações é a marcação a mercado, fenômeno pouco conhecido, principalmente dos investidores menos experientes.

Nos títulos prefixados e híbridos, a rentabilidade contratada será paga no vencimento. Quando o Tesouro Nacional começa a pagar taxas maiores nos novos títulos, o preço dos que já foram emitidos, passam a valer menos naquele momento, porque estão recebendo menor rentabilidade.

Por esse motivo, o investidor enxerga o seu título com valor menor do que o valor inicial aplicado.

Entenda na prática

Digamos que você comprou um título prefixado que paga 10% ao ano, e na semana seguinte o Tesouro Nacional começa a pagar 12% ao ano. Então, os novos títulos ficam mais atrativos porque estão pagando um rendimento maior, e isso faz com que o seu título fique menos interessante no mercado caso você queira vender.

Agora, esse processo também pode ser inverso. Se você tem um título que paga mais do que a taxa dos novos títulos emitidos, seu título está valendo mais e você pode ganhar dinheiro com essa valorização. Logo, a marcação a mercado é o ajuste do preço dos títulos, conforme as novas condições do mercado.

O que fazer para evitar os prejuízos da marcação a mercado?

Se por um lado a marcação a mercado assusta os investidores iniciantes, por outro lado a Renda Fixa tem a vantagem de ter as regras do investimento definidas e respeitadas, se o investimento for levado até o vencimento.

Portanto, você tem a garantia de receber exatamente o que foi contratado na data de vencimento do título, independente do que aconteça no mercado.

Você só terá perda, se resgatar o dinheiro antes do prazo previsto, e nesse caso, você receberá um valor menor do que aplicado.

Para não ter prejuízo da marcação a mercado, aplique nos títulos de renda fixa prefixados, o dinheiro que você tem certeza de que não vai precisar resgatar até o vencimento.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo PagBank e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE

Aqui especialistas vão ajudar você a concretizar seus planos de curto, médio e longo prazos, com conteúdos e informações sobre os diversos tipos de investimento disponíveis no mercado. As orientações profissionais do PagBank valem para pessoas que têm pouco dinheiro ou para quem já tem muito para investir.