Já dizia a tradicional música que costumamos ouvir na infância: "azul, amarelo e vermelho também". A diversificação não vale apenas para ovos de chocolate, mas também para suas economias.
Diversificar permite que você experimente diferentes sabores —ou melhor, diferentes rendimentos. Assim, você consegue descobrir novas oportunidades e reduzir o risco, pois uma eventual perda em um investimento pode ser compensada por um ganho em outra aplicação.
Aqui vão algumas sugestões para compor sua cesta de investimentos de forma diversificada. Mas lembre-se: para escolher você precisa ter em mente o prazo pelo qual pretende deixar o dinheiro investido e o grau de risco que você suporta para determinada quantidade de dinheiro além da sua expectativa de lucro.
1. Renda fixa
A renda fixa é composta por investimentos cujos rendimentos são calculados com base em indicadores econômicos, como a taxa básica de juros (Selic).
Por ter rentabilidade previsível, são opções com menores rentabilidades, porém mais seguras. Alguns dos investimentos em renda fixa mais conhecidos são: poupança, Tesouro Direto e CDBs (Certificados de Depósito Bancário).
2. Renda variável
Os investimentos em renda variável são aqueles que têm rendimentos influenciados por aspectos políticos, econômicos e até mesmo notícias do dia a dia.
Esse é o caso das ações de empresas, fundos imobiliários, criptomoedas e por aí vai.
3. Fundos multimercado
Os fundos multimercado mesclam produtos de renda fixa e variável. É uma opção interessante para quem quer aplicar em diferentes mercados, mas num único produto. Exemplos: juros, câmbio, ações, entre outros.
Dica extra para diversificar sua carteira
Se você ainda tem algum receio para escolher dentre as opções acima e diversificar seus investimentos, então uma forma mais simples é investir em carteiras de investimentos.
Montadas por especialistas em investimentos, cada carteira é estruturada considerando o perfil de determinado grupo de investidores. Assim, é possível encontrar:
- Carteiras para investidores iniciantes: predominantemente formadas por investimentos de renda fixa;
- Carteiras para perfil conservador: maioria de investimentos em renda fixa, com um pouco de fundos multimercado;
- Carteiras para perfil moderado: contêm investimentos em renda fixa, fundos multimercado e algumas opções de renda variável;
- Carteiras para perfil experiente: têm investimentos em renda fixa e fundos multimercado, e um pouco mais de renda variável.
Agora é só entender qual é o seu perfil e começar a construir um futuro com mais liberdade financeira!
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.