Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Conheça os 4 pilares do seu futuro financeiro e cuide deles

Segundo dados do IBGE, em 2020 a expectativa de vida dos homens brasileiros era de 73,3 anos, e das mulheres era de 80,3 anos. As evoluções da tecnologia e da medicina estão estendendo nosso tempo de vida. Mas o que estamos fazendo para nos prepararmos para isso?
Somos feitos de um "combinado": mente, corpo e espírito. Quando falamos em mente, nos referimos à forma como lidamos com os nossos próprios sentimentos. Cuidar da mente significa meditar, ler bons livros, fazer algum tipo de terapia, buscar o autodesenvolvimento.
Quando falamos em corpo, logo pensamos em atividade física, alimentação, dormir bem. E a compreensão do espírito se dá nas relações sociais, de como a gente interage com o meio, como nos relacionamos com familiares e amigos.
Esses três âmbitos são absolutamente importantes para o nosso equilíbrio hoje, mas, principalmente, para a nossa saúde no futuro. Todos os três dependem em grande medida de nós mesmos, do nosso cuidado e atenção. Contudo, perceba "em grande medida", pois eles têm um componente genético e cultural.
Agora, existe um quarto âmbito que geralmente negligenciamos. E este sim depende 100% de nós mesmos: o financeiro. Ou você acredita que mesmo com a ajuda da genética é possível estar sereno e tranquilo de corpo, mente e espírito não tendo dinheiro para se manter? Como espera conseguir viver da sua aposentadoria? Com mesada de algum familiar? Trabalhar para sempre? Situação complicada!
Então, não espere mais: comece agora a se preparar para o futuro. Veja como é bem mais simples do que parece.
Quanto investir?
O segmento de investimentos tem crescido muito nos últimos tempos. O que antigamente exigia uma certa quantia para começar, hoje já não acontece mais. Atualmente, existem aplicações a partir de R$ 1 (um real, sim!).
Sabe aquele troco ou arredondamento do valor a pagar? Eles podem ser facilmente direcionados para um investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário) ou fundos de investimentos pelo próprio aplicativo do banco. Aliás, escolher onde investir é o próximo passo!
Onde investir?
Na hora de escolher um investimento, você deve considerar três pilares que definem a rentabilidade de qualquer aplicação: prazo, liquidez e risco.
No que se refere ao prazo, quanto mais tempo você deixar o dinheiro aplicado, maior será o retorno desse investimento. A liquidez corresponde à velocidade com que o dinheiro investido volta para a sua conta. Quanto mais rápido, maior será liquidez, porém menor será a rentabilidade.
Já o risco está relacionado ao quanto a pessoa aguenta as variações no valor aplicado. Neste pilar é que se identifica se você tem um perfil conservador, moderado ou arrojado. Quanto maior o risco, maior a rentabilidade.
Entendido o tripé, busque investimentos que lhe reponham a inflação e alguma rentabilidade a mais. O importante é ter em mente que quanto mais cedo você começar a investir, maior será seu ganho.
Agora, se você tiver um objetivo bem definido para aquele valor que irá investir, fica ainda mais fácil. Por exemplo, se você pretende guardar o dinheiro para comprar um imóvel, procure opções de investimentos vinculados ao segmento imobiliário e que respeitem sua necessidade de prazo, liquidez e risco.
Mas se você quer fazer seu dinheiro render para uma viagem internacional, busque um investimento que respeite sua necessidade de prazo, liquidez e risco e que tenha alguma relação com o lugar para onde pretende ir (pode ser um fundo cambial ou o câmbio mesmo, ou ainda opções de investimento em empresas do país de destino).
Prepare seu futuro hoje
Para ter um futuro tranquilo, é necessário começar hoje. Não precisa ser um guru da mente, basta se observar. Não precisa ser um "marombeiro de academia", de 15 a 20 minutos de caminhada já ajudam muito. Não precisa fazer festa todos os dias, um bate-papo com um amigo pode fazer toda a diferença.
Não precisa ser doutor em economia. Investir um pouquinho por mês é o início da construção de um horizonte independente e sereno.
As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso