PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

3 maiores erros na hora de investir e como evitá-los

Conteúdo exclusivo para assinantes

Luciane de Almeida

04/03/2022 04h00

Historicamente, guardar dinheiro não é um hábito comum no Brasil. Porém, essa realidade tem mudado. Com a chegada da pandemia de covid-19, veio também a instabilidade no mercado de trabalho e incertezas no cenário econômico —o que despertou nos brasileiros a importância ter uma reserva financeira e o interesse pelo mundo dos investimentos.

Entretanto, é necessário ter alguns cuidados na hora de investir para não cometer erros que podem trazer prejuízos financeiros, principalmente para o investidor iniciante. Por isso, para evitar cair em armadilhas e fazer boas escolhas para o seu dinheiro, conheça os erros mais comuns logo abaixo.

1) Aplicar no mesmo investimento que os amigos

Um dos erros mais frequentes de quem não tem muita familiaridade com investimentos é pegar dica de onde investir com um amigo ou parente. Vale lembrar que cada pessoa tem objetivos e necessidades diferentes. O investimento tem de fazer sentido para sua realidade financeira e atender as suas necessidades.

Antes de investir, busque informações sobre o produto, se está adequado ao prazo que você vai deixar o dinheiro aplicado, e principalmente, se você tolera o risco (saber seu perfil de investidor pode ajudar nisso). Portanto o "bom investimento" para seu amigo pode não ser o mais adequado para você.

2) Escolher o produto pela rentabilidade

Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

É muito comum o investidor olhar apenas para a rentabilidade para escolher um investimento. Porém, os rendimentos futuros dependem do desempenho da economia e de demais fatores no cenário nacional e internacional.

Por isso, é importante avaliar um bom período anterior, em quais momentos o investimento teve um menor rendimento e buscar informações sobre a estratégia do produto em relação ao cenário futuro.

3) Não ter a reserva de emergência

A reserva de emergência deve ser o ponto de partida para todo investidor. Se ocorrer alguma situação inesperada, essa reserva servirá como um socorro, pois os investimentos adequados para essa reserva permitem resgate em qualquer momento, sem perdas de rendimento.

Investir todo o valor em produtos sem liquidez (sem possibilidade de resgate imediato) ou com riscos do rendimento negativo pode levar a grandes perdas financeiras.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado