IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Reserva de emergência: saiba o que é e como construir a sua

Felipe Cozer

10/12/2021 04h00

Construir uma reserva de emergência é uma das primeiras orientações para quem está buscando uma vida financeira equilibrada, é uma forma de pensar no futuro e também nos imprevistos que podem acontecer no presente. Mas o que é a reserva de emergência? Como construir? E qual a melhor aplicação? Hoje, irei dar algumas dicas importantes sobre o tema.

O que é reserva de emergência?

A reserva de emergência é um valor que fica investido, mas que pode ser resgatado rapidamente para cobrir as despesas fixas e possíveis gastos inesperados. Ela funciona como uma espécie de proteção para situações urgentes, auxiliando na estabilidade psicológica em casos como de uma demissão inesperada, um acidente ou qualquer outro imprevisto.

Como construir a reserva de emergência?

A organização e o controle de gastos são fundamentais para quem quer construir a reserva de emergência. Através deles, é possível entender como está a saúde do seu bolso e o quanto será possível poupar.

Veja algumas dicas para começar a construir a reserva de emergência

1) Organize os gastos e despesas

Faça uma lista com todos os seus recebimentos, gastos e despesas. Depois separe-os por categoria para conseguir identificar como anda a saúde do seu bolso.

Por exemplo:

- Recebimentos

- Salário

- Renda extra

Custos fixos e/ou essenciais:

- Água

- Luz

- Aluguel

Gastos dispensáveis

- Festas

- Delivery

- Cinema

2) Liquide as dívidas

Liquidar as dívidas é muito importante para saúde do bolso, após esse passo, é possível economizar.

3) Tenha hábitos de consumo conscientes

O consumo consciente tem um papel importante nas suas finanças e pode te ajudar a realizar economias.

4) Poupe mensalmente

Estabeleça uma quantia mensal para destinar à sua reserva de emergência e torne isso um hábito até que o seu objetivo seja atingido.

Qual valor da reserva de emergência?

O valor que deve ser acumulado nos investimentos destinados à reserva de emergência pode variar conforme os valores das despesas mensais ou mesmo fatores como a forma de recebimento de renda. O ideal é que a reserva possa cobrir entre 6 e 12 vezes os gastos mensais.

Onde investir reserva de emergência?

Como não é possível prever quando será necessário utilizar esse recurso, os investimentos indicados são os que priorizem a liquidez e a segurança.

Por exemplo:

- CDB, desde que sem carência

- Tesouro Selic

Quando começar a reserva de emergência?

Inicie o mais breve possível! A reserva de emergência é o primeiro passo para uma vida financeira equilibrada.

Mesmo que o acúmulo aconteça de forma gradual, é um passo muito importante para você!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado