Como a educação financeira permitirá que você aproveite os prazeres da vida
A educação financeira vai além de apenas guardar dinheiro, cortar gastos e realizar cursos teóricos sobre como investir. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, construir um planejamento financeiro que vise o bem-estar e poder aproveitar os prazeres da vida.
Uma pessoa financeiramente educada possui a habilidade de controlar o dinheiro, as emoções e realizar escolhas inteligentes para que os seus sonhos sejam alcançados.
O que é educação financeira?
O conceito de educação financeira, de forma simples, é ter o controle sobre o próprio dinheiro e saber como utilizá-lo de forma inteligente.
Por que a educação financeira é tão importante?
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de endividados no país disparou. Em agosto deste ano, 72,9% dos brasileiros tinham algum tipo de dívida, sendo que 25,6% deles encontravam-se com as contas atrasadas.
Os problemas financeiros podem causar impactos negativos que não estão relacionados ao bolso, como depressão, problemas nos relacionamentos, queda de concentração, aumento do nível de estresse e outros problemas de saúde.
É verdade que as dificuldades na economia mundial contribuíram para os resultados das pesquisas, mas a falta de conhecimento sobre educação financeira agrava ainda mais o cenário.
Com a democratização do acesso à educação financeira, é possível reduzir o número de pessoas com problemas financeiros e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
O conhecimento pode apoiar a população como uma ferramenta importante na hora de tomar decisões relacionadas a consumo, planejamento financeiro, investimentos ou até mesmo qual a melhor forma de pagar as dívidas.
É um grande engano pensar que o tema deve ser tratado apenas por quem tem muito dinheiro. A educação financeira é para todos e pode ser aplicada dentro de diferentes realidades.
Veja abaixo algumas dicas para quem quer iniciar o processo de aprendizagem sobre educação financeira de forma prática:
Falar sobre dinheiro não é mais tabu
Falar sobre dinheiro pode ser um ótimo começo para colocar a educação financeira em prática, seja com filhos, pais, cônjuge ou um especialista sobre o tema.
Nunca é tarde para aprender
Nunca é tarde para conseguir controlar o dinheiro e ter organização financeira. O processo de aprendizagem contínua será um grande aliado.
Atenção: Busque fontes confiáveis.
Mapeie os objetivos
Ter em mente os objetivos pode ajudar as pessoas no processo de organização e ser um fator motivacional a cada meta atingida.
Exemplos:
- Guardar dinheiro para a reserva de emergência
- Planejar gastos de passeio do final de ano
- Diminuir gastos supérfluos
Tenha consciência de quanto ganha e quanto gasta
Saber o valor dos recebimentos e das despesas é um passo essencial para quem deseja ter organização financeira.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.