IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OPINIÃO

Selic, CDI e CDB: você sabe o que são essas siglas na hora de investir?

Entenda o significado de algumas das principais siglas do mundo dos investimentos - Getty Images/iStockphoto
Entenda o significado de algumas das principais siglas do mundo dos investimentos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Luciane Almeida

23/03/2022 04h00

No mundo dos investimentos é comum o investidor se deparar com muitas siglas e termos desconhecidos. Principalmente para quem não está habituado —logo, pode parecer tudo complicado e até gerar alguma confusão.

Para facilitar o entendimento e ajudar você a aumentar seu conhecimento no assunto, conheça três siglas muito comuns do mercado de investimentos.

Selic

Nos últimos meses, certamente você ouviu falar sobre a taxa Selic. Ela é a taxa básica de juros da economia, a mãe de todas as taxas. Assim, é com movimentos nessa taxa que o governo controla a inflação, ao incentivar ou frear o consumo de bens e serviços.

Como a Selic é referência para todas as demais taxas da economia no Brasil, ela afeta não só o bolso dos investidores, mas também de quem toma empréstimos e financiamentos.

Quando a Selic está mais alta, os investimentos em renda fixa pagam uma melhor rentabilidade. Por outro lado, pegar dinheiro emprestado e consumir bens e serviços também fica mais caro. Por isso, ela é muito importante para nossa economia.

CDI

Você sabia que bancos também pegam dinheiro emprestado? De maneira simplificada, os bancos recebem dinheiro de investidores e emprestam dinheiro aos tomadores de crédito. No final do dia, se entrou menos dinheiro no caixa do que saiu, o banco precisa recorrer a um empréstimo a outro banco para fechar o caixa com saldo positivo.

E para saber quanto de juros cobrar nesse empréstimo, que geralmente são com prazos bem curtos, os bancos usam a taxa Selic como referência. A média dessas taxas dos empréstimos entre os bancos é que forma o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Por esse motivo, o valor da taxa CDI é bem próximo da taxa Selic.

Mas atenção: o CDI não é um tipo de investimento. Não é possível investir no CDI como muitos pensam.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma das modalidades de investimento em renda fixa mais popular no Brasil.

Na prática, ao investir no CDB, você empresta o dinheiro ao banco, que combina uma taxa de rendimento e o prazo para devolver o dinheiro, acrescido dos juros.

A modalidade de CDB mais conhecida e utilizada pelos investidores conservadores, é o CDB pós-fixado ao DI. Nessa aplicação, a rentabilidade acompanha a taxa CDI, e é apresentada em percentual, ou, seja, quanto da taxa você ganha.

Como funciona a rentabilidade do CDI e CDB

  • CDI: 0,90% ao mês
  • CDB que remunera 90% do CDI: 0,81% bruto ao mês
  • CDB que remunera 120% do CDI: 1,08% bruto ao mês

Conhecer os conceitos e as diferenças entre os principais termos do mercado financeiro é o ponto de partida para você fazer boas escolhas para os seus investimentos.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado