IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Criptomoedas em carteira de investimentos: entenda prós e contras

Quer investir em criptomoedas, como o bitcoin, com mais segurança? Veja como fazer isso - Getty Images/iStockphoto
Quer investir em criptomoedas, como o bitcoin, com mais segurança? Veja como fazer isso Imagem: Getty Images/iStockphoto

Letícia Braga de Andrade

01/04/2022 04h00

Criptomoedas são um novo tipo de moeda totalmente digital e que não é emitida por um governo. Por serem virtuais, as também chamadas de moedas virtuais (ou moedas digitais) podem ser transferidas de uma pessoa para outra, em qualquer parte do mundo. E, para isso, não há a gestão por qualquer autoridade financeira —diferentemente de moedas como dólar e real, por exemplo.

Mas o ponto central a ser considerado sobre as criptomoedas é que seu preço pode variar mais de 100% em um único dia. Ou seja, você pode perder dinheiro, mas também pode dobrar seu valor em horas.

Abaixo você confere todos os prós e contras desse tipo de investimento, além de descobrir como surfar nessa onda e ter bons rendimentos.

O universo das criptos

A tecnologia utilizada para negociação de criptomoedas é a de criptografia, chamada blockchain, que valida as transações por meio da chave de acesso de cada usuário envolvido na intermediação.

A criptomoeda bitcoin (BTC) foi a primeira que surgiu e atualmente é a mais conhecida e negociada. Depois dela vieram outras como a bitcoin cash (BCH), ethereum (ETH), litecoin (LTC), tether e mais.

No balanço de prós e contras, as principais vantagens das criptomoedas são a segurança e a privacidade, já que é praticamente impossível falsificá-las e as informações não são registradas em uma instituição financeira. Por outro lado, esse tipo de moeda não tem estabilidade, pois seu valor é determinado exclusivamente pelas leis de oferta e demanda do mercado.

Surfando nessa onda

Diversidade de criptomoedas, mercado em expansão, oscilação e possibilidade de ganhos significativos formam um contexto bastante atrativo, ainda que com algum grau de incerteza, para quem quer investir nas moedas virtuais. Por isso, para entrar nesse mar e surfar nessa onda é essencial contar com alguns equipamentos de proteção —e um deles é a carteira de investimentos.

Uma carteira de investimentos é composta por um conjunto de opções de aplicações selecionadas por especialistas, que baseiam suas recomendações em análises mais profundas do mercado. Assim, é uma excelente forma de iniciar sua jornada como investidor.

As carteiras de investimentos variam de acordo com o perfil do investidor, podendo ser iniciante, conservador, moderado e experiente. Suas características com relação ao prazo de aplicação, tolerância ao risco e expectativa de retorno são o que definem o seu perfil.

Dessa forma, existem carteiras com diferentes combinações de produtos de renda fixa, renda variável, fundos e.. criptomoedas.

Conectando os pontos!

Como estratégia, investir em carteiras de investimentos que tenham em sua composição criptomoedas aumenta as chances de ganhos. Isso devido tanto pela identificação da oportunidade de investimento que é realizada por especialistas de mercado, quanto pela alocação que representará uma pequena parcela do total da carteira, não impactando significativamente o risco.

E um último ponto: fique esperto! Nos últimos anos algumas pessoas caíram em esquemas de pirâmide ao achar que poderiam comprar criptomoedas fazendo Pix para um suposto intermediário.

Renda garantida não existe! Opte por investir em carteiras de investimentos e fundos, assim você adquire cotas de um grupo de investidores orientados por um gestor especializado.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado