PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Cartão de crédito: 4 formas de ganhar dinheiro e benefícios com ele

Você sabe como tirar proveito do seu cartão de crédito? Veja dicas - Mikhail Nilov/ Pexels
Você sabe como tirar proveito do seu cartão de crédito? Veja dicas Imagem: Mikhail Nilov/ Pexels

Gabriel Riva

06/07/2022 04h00

Como vilão ou mocinho, o cartão de crédito está presente na vida de muitos brasileiros. Tem quem saiba tirar bom proveito dele, assim como tem quem fuja por não conseguir se controlar nos gastos.

Vale lembrar que o cartão de crédito é um meio de pagamento e não a extensão do salário, ou seja, se utilizado de forma consciente e dentro de seu padrão de vida real, certamente lhe proporcionará a compra e pagamento saudável de diversas coisas.

Por isso, listei abaixo quatro formas práticas de ganhar dinheiro, vantagens, descontos e muito mais com seu cartão de crédito:

1) Programa de pontos do cartão

Os programas de pontos do cartão de crédito são uma forma dos bancos e outras instituições financeiras fidelizarem seus clientes a partir de vantagens oferecidas ao utilizar o cartão.

Ao realizar compras no seu cartão de crédito e pagar suas faturas em dia, você ganha pontos que podem ser trocados por:

  • Produtos e serviços dentro das próprias plataformas de fidelidade dos bancos ou de parceiros
  • Por milhas e negociá-las em agências de viagens
  • Abastecimento em postos de combustível parceiros

Ao utilizar os programas de pontos para trocar por produtos e serviços que você deseja, você economiza em compras e gastos> O mesmo acontece ganhando descontos na sua fatura, tudo depende do programa de pontos escolhido.

2) Negociação de milhas

Em parcerias com agências de viagens, os bancos conseguem oferecer ótimas oportunidades a partir do uso dos cartões de crédito. Acumular milhas é uma delas, o que te possibilita trocá-las por benefícios das plataformas de fidelidade das agências.

Dessa maneira, o valor pago é convertido em uma quantidade de milhas estabelecida pelo programa de vantagens do seu cartão de crédito após o pagamento da fatura.

Por exemplo, caso o programa do seu cartão ofereça 1 milha a cada R$ 4 gastos, gastando um total de R$ 1.000 no cartão de crédito, você terá um total de 250 milhas após o pagamento da fatura mensal.

As milhas podem ser trocadas e utilizadas para obter:

  • Renda extra ao negociar as milhas
  • Passagens aéreas
  • Acesso a salas VIP em aeroportos
  • Aluguel de carros
  • Hospedagem em hotéis, pousadas, etc.

3) Pagamento de contas com o cartão de crédito

Já imaginou ser remunerado por pagar suas contas de água, luz, gás, internet e telefone? Alguns bancos e instituições financeiras proporcionam essa vantagem.

O banco digital PagBank, por exemplo, disponibiliza até 16% do dinheiro de volta ao pagar suas contas de consumo utilizando cartão de crédito e parcelando o valor.

A porcentagem de retorno depende do número de parcelas que você escolher, de modo que quanto maior o número de parcelas, maior o cashback. Além disso, ao concentrar todas as suas contas de consumo no cartão de crédito, você pode ganhar muito mais pontos e milhas com os programas de fidelidade.

Enquanto isso, o dinheiro que iria pagar essas contas pode ser investido e ficar rendendo até a data da fatura do cartão. No próprio PagBank, se você investe em CDB pode adquirir um cartão de crédito grátis com limite de até 100% do valor da aplicação.

4) Benefícios da bandeira do cartão

Algumas bandeiras, como Visa e Mastercard, possuem programas de fidelidade que oferecem benefícios exclusivos.

Ao se cadastrar nesses programas de fidelidade, você ganha pontos que pode trocar por outros produtos e ter desconto ou acesso a lugares como restaurantes, salas VIP de cinema e aeroportos, entre outras vantagens.

Vale reforçar que as quatro formas que citei acima são estratégias e envolvem a utilização frequente do cartão de crédito. Por isso, lembre-se sempre que: se não tiver organização e planejamento pagando integralmente a fatura na data correta de vencimento, rapidamente o que lhe traria benefício, se tornará dor de cabeça e o mocinho se transformará em vilão.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado