IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Anotar e organizar as despesas: veja na prática o poder que isso tem

Você é organizado com suas finanças? Veja como o hábito anotar e organizar seus gastos pode te ajudar - Morsa Images/iStock
Você é organizado com suas finanças? Veja como o hábito anotar e organizar seus gastos pode te ajudar Imagem: Morsa Images/iStock

Gabriel Riva

08/06/2022 04h00

Como educador financeiro, já escrevi alguns textos que reforçam a importância de anotar e organizar as despesas, mostrando como isso ajuda as pessoas a entender para onde seu dinheiro vai.

Mas hoje vou entrar um pouco mais a fundo neste assunto, mostrando por que fazer, como pode ser feito e algumas dicas práticas.

Por que anotar os gastos?

É comum as pessoas acharem que conseguem lembrar tudo que compram. Mas fato é que, hoje em dia, a maioria das compras acontece por meio de pagamentos digitais e automáticos, como Pix, carteira digital, débito automático, entre outros.

Por este motivo e por limitações normais de memória, nem sempre consultamos e lembramos nossos gastos.

A verdade é que, no final do dia, é bem provável que você tenha esquecido boa parte do que comprou — principalmente quando as compras são feitas com cartão de crédito que, entre uma e outra aquisição parcelada, formam uma grande fatura.

Em alguns momentos as parcelas do cartão podem até ultrapassar levemente o seu salário ou boa parte dele, podendo gerar prejuízos financeiros, sociais, emocionais e até físicos.

É aí que devemos ficar em alerta!

Se entendemos que não conseguimos memorizar nossos gastos e o consumo está fora de controle, é necessário agir o quanto antes. Assim, você conseguirá diagnosticar em qual situação abaixo se encontra:

  • O que ganho é suficiente para pagar o que gasto;
  • Pago todas as despesas e ainda consigo poupar e investir;
  • Estou conseguindo direcionar o dinheiro para conquista de sonhos e objetivos individuais e familiares;
  • Além de não conseguir pagar as despesas, estou endividado com linhas de crédito, tentando sair do sufoco

Eu não sei qual é o seu diagnóstico, mas posso afirmar que anotando e organizando seu consumo você conseguirá traçar estratégias financeiras que te guiem no dia a dia, sejam elas quais forem.

Como fazer

Você pode usar aplicativos e planilhas eletrônicas, como o Excel ou o Planilhas Google, ligado à conta Gmail. Ou até fazer a planilha financeira no papel.

Organizar grupos de despesas é um passo importante. Alguns exemplos de grupos são: alimentação, lazer, transporte, saúde, contas de casa e investimentos. Faça grupos baseados nos seus hábitos e não esqueça de lançar tudo.

Depois de tomar consciência sobre ganhos e gastos, você começa a realizar o controle do seu orçamento.

Só anotar gastos e ganhos não serve para nada. Depois de perceber no que gasta, você toma consciência e pode tomar escolhas melhores para seu bem-estar, ou levantar questionamentos sobre suas escolhas financeiras, pois o julgamento é pessoal.

E não há regras sobre o que você gosta de comprar, mas ter controle disso é importante. Uma pergunta boa de se fazer para controlar gastos é: "eu preciso ou eu quero isso?".

Você perceberá que algumas de suas despesas talvez nem tenham mais utilidade e, sendo assim, por que não a substituir por um investimento? Ou realocar para o pagamento de uma dívida?

Porém, mais importante que registrar e organizar suas despesas, é organizar o comportamento que você tem com seu dinheiro. Assuma o controle e o transforme em um parceiro na conquista de seus sonhos e objetivos.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado