Como educador financeiro, já escrevi alguns textos que reforçam a importância de anotar e organizar as despesas, mostrando como isso ajuda as pessoas a entender para onde seu dinheiro vai.
Mas hoje vou entrar um pouco mais a fundo neste assunto, mostrando por que fazer, como pode ser feito e algumas dicas práticas.
Por que anotar os gastos?
É comum as pessoas acharem que conseguem lembrar tudo que compram. Mas fato é que, hoje em dia, a maioria das compras acontece por meio de pagamentos digitais e automáticos, como Pix, carteira digital, débito automático, entre outros.
Por este motivo e por limitações normais de memória, nem sempre consultamos e lembramos nossos gastos.
A verdade é que, no final do dia, é bem provável que você tenha esquecido boa parte do que comprou — principalmente quando as compras são feitas com cartão de crédito que, entre uma e outra aquisição parcelada, formam uma grande fatura.
Em alguns momentos as parcelas do cartão podem até ultrapassar levemente o seu salário ou boa parte dele, podendo gerar prejuízos financeiros, sociais, emocionais e até físicos.
É aí que devemos ficar em alerta!
Se entendemos que não conseguimos memorizar nossos gastos e o consumo está fora de controle, é necessário agir o quanto antes. Assim, você conseguirá diagnosticar em qual situação abaixo se encontra:
- O que ganho é suficiente para pagar o que gasto;
- Pago todas as despesas e ainda consigo poupar e investir;
- Estou conseguindo direcionar o dinheiro para conquista de sonhos e objetivos individuais e familiares;
- Além de não conseguir pagar as despesas, estou endividado com linhas de crédito, tentando sair do sufoco
Eu não sei qual é o seu diagnóstico, mas posso afirmar que anotando e organizando seu consumo você conseguirá traçar estratégias financeiras que te guiem no dia a dia, sejam elas quais forem.
Como fazer
Você pode usar aplicativos e planilhas eletrônicas, como o Excel ou o Planilhas Google, ligado à conta Gmail. Ou até fazer a planilha financeira no papel.
Organizar grupos de despesas é um passo importante. Alguns exemplos de grupos são: alimentação, lazer, transporte, saúde, contas de casa e investimentos. Faça grupos baseados nos seus hábitos e não esqueça de lançar tudo.
Depois de tomar consciência sobre ganhos e gastos, você começa a realizar o controle do seu orçamento.
Só anotar gastos e ganhos não serve para nada. Depois de perceber no que gasta, você toma consciência e pode tomar escolhas melhores para seu bem-estar, ou levantar questionamentos sobre suas escolhas financeiras, pois o julgamento é pessoal.
E não há regras sobre o que você gosta de comprar, mas ter controle disso é importante. Uma pergunta boa de se fazer para controlar gastos é: "eu preciso ou eu quero isso?".
Você perceberá que algumas de suas despesas talvez nem tenham mais utilidade e, sendo assim, por que não a substituir por um investimento? Ou realocar para o pagamento de uma dívida?
Porém, mais importante que registrar e organizar suas despesas, é organizar o comportamento que você tem com seu dinheiro. Assuma o controle e o transforme em um parceiro na conquista de seus sonhos e objetivos.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.