O início de 2023 está marcado pela recuperação dos criptoativos, motivada pelo otimismo dos investidores em ativos de renda variável: as criptos voltaram a superar a marca de US$ 1 trilhão em valor somado de mercado, o que não ocorria desde novembro.
Dentre os criptoativos que estão valorizando neste ano, um dos destaques é o token Avax, da rede Avalanche, que valorizou mais de 83% no ano e superou, de longe, o crescimento do bitcoin, que foi de aproximadamente 37%. Quer saber mais detalhes sobre o projeto Avalanche? Vem com a gente!
Avalanche e Web3. A Avalanche foi criada para fornecer infraestrutura para a web3, a terceira geração de internet; a web3 é baseada na tecnologia blockchain e dá aos internautas o comando sobre o conteúdo criado, ao contrário do que ocorre na web2, geração em que as redes sociais detêm esse poder, e da web1, época que remonta ao início da internet e na qual os internautas raramente publicavam conteúdo online.
A ideia da web3 só é possível por conta dos criptoativos; primeiramente, porque o conteúdo criado pelos usuários fica registrado eternamente na blockchain, que é um registro público e imutável. Além disso, os dados podem ser comercializados por meio das criptos de forma rápida e barata entre pessoas de todo o mundo.
Ao mesmo tempo, a Avalanche não está sozinha no mercado da web3: outras redes, como Ethereum, Polygon, Solana e Cardano também querem ser a base da internet descentralizada do futuro.
Funcionalidades da Avalanche. A blockchain Avalanche permite a criação de contratos inteligentes, ou seja, códigos de programação autoexecutáveis. Logo, é possível criar regras que são cumpridas de imediato quando as condições são atingidas. Por exemplo, é possível determinar a transferência automática da propriedade de um carro ou imóvel para outra conta assim que o seu valor é depositado na carteira cripto do vendedor.
Os contratos inteligentes são a base tecnológica de iniciativas cripto como corretoras descentralizadas, organizações autônomas descentralizadas, ou DAOs, e tokens não-fungíveis, também conhecidos como NFTs.
Por uma questão de compatibilidade, a Avalanche é compatível com a rede Ethereum, a líder de mercado no segmento dos contratos inteligentes. Logo, desenvolvedores conseguem lançar os mesmos aplicativos criados para Ethereum na Avalanche. Ao mesmo tempo, a Avalanche é mais rápida e barata no processamento de transações do que a Ethereum, o que a auxilia na disputa pelo domínio da web3.
Por que o token Avax valorizou tanto? No começo de janeiro, os desenvolvedores da Avalanche anunciaram uma parceria com a Amazon Web Service, serviço de armazenamento na nuvem da gigante Amazon. Com isso, o token Avax experimentou uma valorização acima da média do mercado cripto.
Com a parceria, Amazon vai fornecer infraestrutura para os aplicativos da Avalanche, facilitando a implementação da blockchain pelos desenvolvedores. Além disso, as empresas oferecerão apoio a startups que utilizem a rede, bem como palestras e outros eventos.
Finalmente, outro fator que auxiliou a valorização do Avax foi o momento de ascensão vivido pelo mercado cripto, o que auxiliou na subida de preços das moedas digitais em geral.
Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.