Bitcoin terá atualizações? Desconfie de suposto fundador nas redes sociais

Os criptoentusiastas entraram em rebuliço nesta semana, quando o suposto criador do bitcoin (BTC) movimentou uma conta na rede social X pela primeira vez desde 2018, indicando que traria "atualizações" para o protocolo da principal criptomoeda da atualidade. Apesar disso, a maioria dos especialistas da área desacredita que o perfil realmente pertença ao criador do bitcoin. Quer entender melhor essa polêmica? Vem com a gente!

"Satoshi Nakamoto" aparece no X após anos de silêncio

O perfil @satoshi, ou "Satoshi Nakamoto", voltou a ficar ativo no X, antigo Twitter, depois de aproximadamente cinco anos sem publicar nada. Ele afirmou, na segunda-feira (2), que vai "explorar aspectos que não foram mencionados no whitepaper do bitcoin".

Com isso, Satoshi sugere que vai explicar conceitos sobre a criptomoeda que são alvo de debates até hoje, como o tamanho dos blocos da blockchain e o aumento de funcionalidades da rede.

Vale ressaltar que o bitcoin foi lançado em janeiro de 2009 por Satoshi Nakamoto, pseudônimo utilizado pelo criador ou grupo de desenvolvedores que não quis se identificar. O lançamento do ativo foi acompanhado da publicação de um documento (o whitepaper) que explica o bitcoin e a sua funcionalidade como dinheiro digital descentralizado.

Então, após interagir em fóruns online com os entusiastas da nova tecnologia por mais alguns meses, Nakamoto —o verdadeiro— desapareceu da internet, em dezembro de 2010. Até hoje, não se sabe ao certo quem é o criador da blockchain e da criptomoeda.

Como Nakamoto desapareceu em 2010, muitas dúvidas sobre o bitcoin ficaram sem uma resposta definitiva. Por isso, algumas pessoas tentaram "assumir" a identidade do desenvolvedor; entre elas, está Craig Wright, programador e empresário australiano.

Craig Wright é o possível dono do perfil no X

Wright é uma das figuras mais polêmicas do universo cripto. Desde 2016, ele diz ser o criador do bitcoin, embora poucas pessoas acreditem na sua versão. Inclusive, ele chegou a processar figuras públicas que questionaram a sua teoria.

Continua após a publicidade

Além de assumir a suposta autoria pela criação do bitcoin, Wright foi um dos principais proponentes de uma "divisão" na rede do bitcoin que resultou na criação do bitcoin SV (BSV). Porém, o BSV alcançou pouco sucesso, já que seu valor de mercado corresponde a apenas 0,13% do bitcoin original.

Agora, há fortes suspeitas de que Wright esteja controlando a conta @satoshi, em uma tentativa de enganar seguidores incautos e promover o BSV, ativo que ele considera como o "bitcoin verdadeiro".

Inclusive, uma publicação recente do perfil @satoshi foi alvo de checagem de fatos pelo serviço "notas da comunidade", que indicou: "Esse não é o verdadeiro Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin. É uma conta relacionada a Craig Wright, que afirma ser Satoshi sem conseguir prová-lo".

Assim, é improvável que a conta consiga impactar no desenvolvimento do bitcoin, o que deve tranquilizar os investidores do criptoativo. Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: De endividado a investidor: como sair das dívidas e ter mais dinheiro

Dívidas são um dos principais obstáculos para quem quer organizar sua vida financeira. Pensando nisso, o UOL preparou um aulão para quem quer se livrar das dívidas para sempre e ter mais dinheiro para investir e realizar seus sonhos.

Continua após a publicidade

Qual a melhor estratégia para se livrar das dívidas? Dá para começar a investir mesmo endividado? E qual é o melhor investimento para iniciantes? Todas essas perguntas serão respondidas em uma série de três lives.

A primeira live sobre o tema já saiu. Veja aqui o passo a passo para se livrar das dívidas.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre Como investir para se aposentar sem depender do INSS. Para saber mais, acesse este link .

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Continua após a publicidade

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes