Opinião

Brasil vai emitir Carteira de Identidade na blockchain

O governo vai começar a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na blockchain, segundo anúncio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em uma tentativa de prevenir fraudes e aumentar a consistência do registro dos dados nos órgãos públicos.

Quer entender qual é a importância do registro da identidade pessoal na blockchain? Vem com a gente!

Carteira de Identidade na blockchain

Estados vão começar a emitir documento pela blockchain. A partir das próximas seis semanas, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro implementarão o sistema de emissão de carteira de identidade criado pela Serpro, seguidos pelos demais estados na sequência. Até 6 de novembro, todos os órgãos expedidores deverão adotar o novo modelo, segundo a Serpro.

A adoção do registro na blockchain "desempenha um papel fundamental na proteção dos dados pessoais e na prevenção de fraudes", de acordo com Alexandre Amorim, presidente da Serpro.

Quais as vantagens do novo sistema?

Um dos benefícios da adoção da blockchain, segundo Amorim, é a imutabilidade dos dados. O uso da blockchain torna praticamente impossível alterar ou falsificar informações, na visão dele.

Além disso, a blockchain permite a descentralização dos registros. A base de dados é distribuída em várias máquinas e nós da rede, o que diminui a vulnerabilidade a ataques cibernéticos, segundo a Serpro.

Afinal, o que é a blockchain?

A blockchain, ou "cadeia de blocos", em tradução livre, é uma base de dados descentralizada e criptografada.

Continua após a publicidade

Pode ser usada para além das criptomoedas. O primeiro sistema a utilizar a tecnologia com sucesso foi o bitcoin, criptomoeda lançada em 2009 para permitir transações sem a necessidade de intermediários. Desde então, a blockchain ganhou tração e passou a ser utilizada em várias aplicações para além de transferência de dinheiro, incluindo a de registro confiável de dados para cartórios e órgãos públicos.

Os blocos de informações são ligados em sequência e criptografados. Então, não é possível alterar as informações contidas neles depois de um determinado tempo. Quando um dado é alterado em um bloco, por menor que ele seja (como uma data de nascimento ou um sobrenome), todos os blocos que vêm na sequência se tornam inválidos, tornando fácil a identificação e exclusão das informações falsas.

Desta forma, os registros permanecem para sempre na blockchain. Isso evita fraudes e permite consultar registros com facilidade por qualquer pessoa ou entidade que tiver acesso às informações.

No caso da nova Carteira de Identidade, há um QR Code que permite a consulta à blockchain para validar as informações contidas no documento. Finalmente, outra novidade é a adoção do CPF como número de registro nacional, evitando que uma mesma pessoa possua registros diferentes em cada estado.

Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

Aulão: Como se aposentar sem depender do INSS

Quer se aposentar cedo, viver de renda e ter uma vida tranquila? Investir pensando na aposentadoria é um sonho comum. Mas o que muitos não sabem é que planos de previdência não são os únicos produtos que podem ajudar com esse objetivo. O UOL tem um Aulão, com três lives, sobre o tema "Como se aposentar sem depender do INSS". Assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem e têm acesso aos três textos na íntegra.

Continua após a publicidade

O primeiro aulão foi sobre como se planejar para a aposentadoria. O segundo, sobre como escolher o melhor fundo de previdência. Já o terceiro aulão ampliou os horizontes e indicou que outros investimentos podem ser usados para guardar dinheiro para o futuro, muito além da previdência.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como chegar a R$ 1 milhão - ou qualquer outro valor - e investir seu dinheiro de acordo com seu perfil, sonho e prazo. Para saber mais, acesse "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam".

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Continua após a publicidade

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes