IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Podcast da FIA Online discute pandemia, taxa Selic e inflação

Do UOL, em São Paulo

16/12/2020 04h00

O impacto da pandemia na economia do mundo e do Brasil e a relação entre inflação e taxa de juros são os assuntos tratados nesta edição do podcast da FIA Online, apresentado pelo professor Carlos Eduardo Furlanetti. Ele conversa com José Roberto Securato, livre-docente do Departamento de Administração da USP e criador do Laboratório de Finanças da FIA Business School.

Com a pandemia da covid-19, decisões foram tomadas para que a economia girasse e ao mesmo tempo as pessoas pudessem sobreviver, como a concessão do auxílio emergencial. Com isso, houve aumento de consumo, e a inflação acelerou.

Em todo mundo, as taxas de juros estão baixas e no geral mais baixas do que a inflação. O Brasil pode fechar o ano com uma inflação em torno de 3,13%.

Com relação à taxa básica de juros (Selic), Securato faz uma abordagem sobre o seu conceito, para que serve e por que está tão baixa.

Assinantes do UOL Economia+ ouvem o podcast com exclusividade aqui:

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.