Podcast da FIA Online discute pandemia, taxa Selic e inflação
O impacto da pandemia na economia do mundo e do Brasil e a relação entre inflação e taxa de juros são os assuntos tratados nesta edição do podcast da FIA Online, apresentado pelo professor Carlos Eduardo Furlanetti. Ele conversa com José Roberto Securato, livre-docente do Departamento de Administração da USP e criador do Laboratório de Finanças da FIA Business School.
Com a pandemia da covid-19, decisões foram tomadas para que a economia girasse e ao mesmo tempo as pessoas pudessem sobreviver, como a concessão do auxílio emergencial. Com isso, houve aumento de consumo, e a inflação acelerou.
Em todo mundo, as taxas de juros estão baixas e no geral mais baixas do que a inflação. O Brasil pode fechar o ano com uma inflação em torno de 3,13%.
Com relação à taxa básica de juros (Selic), Securato faz uma abordagem sobre o seu conceito, para que serve e por que está tão baixa.
Assinantes do UOL Economia+ ouvem o podcast com exclusividade aqui:
Desculpe, é preciso ser assinante UOL Economia+ para continuar lendo
Exclusivo para assinantes UOL Economia+
Para continuar, assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes
Quero assinar Já sou assinante