IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Curva de juros? Entenda o que é e como afeta o seu bolso

18/10/2021 04h00

A tão falada curva de juros está relacionada ao aumento da inflação? Ou sua referência é o aumento da demanda e do consumo? Este podcast tem o objetivo de esclarecer como funciona a curva de juros e identificar os sinais que ela dá.

Esses e outros assuntos do mercado de renda fixa são abordados na conversa entre o professor dos cursos de Finanças da FIA Online Carlos Eduardo Furlanetti e o professor-doutor titular da USP e da PUC-SP, e criador do Laboratório de Finanças da FIA Business School, José Roberto Securato. Os professores esclarecem como o dinheiro é aplicado pelo governo e pelas empresas e comentam sobre as causas da inflação no Brasil. Ouça o podcast abaixo e confira a conversa completa entre os especialistas.

Para facilitar o entendimento, Securato apresenta exemplos de percentual da curva de juros ao longo dos anos e a situação em diferentes países.

Explica também por que os EUA se fortaleceram após a 2ª Guerra Mundial e como o dólar passou a ser a base da economia mundial. Conta que até hoje o Tesouro norte-americano honrou todos os contratos, o que o torna preferido entre os investidores.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.