Baixe a planilha UOL Economia de gastos e cuide melhor do seu dinheiro
Se uma de suas promessas de Ano-Novo é organizar a vida financeira e cuidar melhor do seu dinheiro, é muito importante saber exatamente quanto você ganha, quanto gasta, e com o quê. Para ajudar nesta tarefa, o UOL Economia desenvolveu, em parceria com o comparador de investimentos Yubb, uma planilha financeira gratuita, que você pode baixar para si mesmo e compartilhar com familiares e amigos.
- Baixe aqui gratuitamente sua planilha UOL Economia (em Excel ou planilhas Google)
Para abri-la, é preciso ter um aplicativo que leia planilhas, como o Excel (pago), da Microsoft, ou o Planilhas Google (grátis), do Google, disponível para Android e iOS.
Na primeira coluna da planilha, à esquerda, aparecem as seguintes categorias:
- Receitas: é o dinheiro que entra na sua conta, seja salário, reembolsos ou outras fontes de renda, como aluguel, pensão ou prêmio, por exemplo
- Investimentos: é o dinheiro que você tem aplicado, seja na poupança, em previdência privada, no banco ou em alguma corretora
- Despesas fixas: são aqueles gastos que têm o mesmo valor todo mês, como aluguel, condomínio, parcela do IPVA, mensalidade escolar e plano de saúde, entre outros; aparecem divididos em subcategorias: impostos, moradia, saúde, educação e transporte
- Despesas variáveis: são aqueles gastos que variam de um mês para outro, como conta de água e luz, combustível, remédios, supermercado e restaurantes; aparecem divididos em subcategorias: moradia, saúde, transporte, alimentação, lazer, compras e extras
Nas demais colunas estão os meses do ano. A cada mês, vá anotando os valores nas respectivas categorias. Por exemplo, o salário entra no respectivo campo em receitas e o dinheiro da poupança, em investimentos. Os gastos entram nas despesas, fixas ou variáveis.
Se não tiver certeza onde determinado gasto entra, pode decidir e passar a seguir essa regra em suas próximas anotações. Por exemplo, o dinheiro que você paga à faxineira. Pode escolher colocar em despesas variáveis, no campo "Manutenção da casa" ou, então, no campo "Outros".
Se tiver mais de um gasto de determinada categoria, pode somar todos e preencher a planilha com o valor final (ou, se souber, pode usar a função "soma" do programa de planilhas). Por exemplo, quando abastece o carro mais de uma vez por mês e tem mais de um gasto com combustível, ou se for ao supermercado uma vez por semana.
Conforme for preenchendo a planilha ao longo do ano, nas colunas à direita você verá, automaticamente, o total gasto com cada coisa (campo "Total"), quanto do seu orçamento isso representa (campo "%"), a média gasta (campo "Média"), além dos valores mínimo (campo "Mínimo") e máximo (campo "Máximo").
A cada mês, com os dados preenchidos, nas últimas linhas você verá, automaticamente, quanto você ganha no total (campo "Receitas"), quanto você tem de gastos fixos (campo "Despesas fixas") e de gastos que variam (campo "Despesas variáveis"), além do "Saldo final", que é quanto sobra no fim do mês, e do "Total investido", que é tudo que você tem aplicado.
Na última linha, há o "Saldo do ano", que será o quanto sobrou após os meses de 2021.
Baixe sua planilha grátis:
Quer investir melhor? Conheça e assine o UOL Economia+
Para mudar seus hábitos e aprender mais rapidamente a lidar com seu dinheiro, conheça o UOL Economia+, serviço completo de orientação financeira do UOL para assinantes.
O UOL Economia+ traz dicas e dados essenciais todos os dias em vídeo e texto antes da abertura do mercado financeiro, tira dúvidas ao vivo com um economista, apresenta as melhores carteiras recomendadas, oferece artigos de especialistas e e-books educacionais (saiba como assinar).
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.