IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Como saber de quanto dinheiro vou precisar na aposentadoria, e como juntar?

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 04h00

Como projetar quanto vou precisar para minha aposentadoria e como garantir isso, já que a aposentadoria do INSS tende a perder para a inflação ao longo dos anos? Essa foi uma das perguntas respondidas pelo economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, em live do Papo com Especialista.

O economista deu uma dica prática: é a regra 1-3-6-9, que serve para avaliar se você está acumulando o dinheiro necessário à sua aposentadoria. Ela foi desenvolvida pela área de produtos de investimento do Itaú Unibanco. Funciona assim:

1 - reserva equivalente a 1 ano de sua renda, quando você tiver 35 anos.
3 - reserva equivalente a 3 anos de sua renda, aos 45 anos.
6 - reserva equivalente a 6 anos da sua renda, aos 55 anos.
9 - reserva equivalente a 9 anos da sua renda, aos 65 anos.

A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30 na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, mas este trecho está aberto a todos. Assista ao vídeo abaixo:

Quer investir melhor? Conheça e assine o UOL Economia+

Para mudar seus hábitos e aprender mais rapidamente a lidar com seu dinheiro, conheça o UOL Economia+, serviço completo de orientação financeira do UOL para assinantes.

O UOL Economia+ traz dicas e dados essenciais todos os dias em vídeo e texto antes da abertura do mercado financeiro, tira dúvidas ao vivo com um economista, apresenta as melhores carteiras recomendadas, oferece artigos de especialistas e e-books educacionais (saiba como assinar).

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.