Avalie esses 4 pontos antes de escolher onde investir seu dinheiro
Antes de investir, seja para a aposentadoria ou para quaisquer outros projetos de curto, médio e longo prazo, você deve considerar quatro pontos principais. Um deles é o seu perfil de investidor.
"Se você é do tipo de pessoa que morre do coração de perder R$ 50 nos investimentos, não faz sentido você colocar todo o seu dinheiro em ações, que variam todos os dias", diz a planejadora financeira Lueny Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.
Essa matéria é um trecho do terceiro aulão da série sobre como se planejar para a aposentadoria. Leia abaixo a análise da planejadora financeira. Veja a live completa do dia 22 de fevereiro aqui. Serão quatro lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Veja o primeiro e o segundo aulão aqui.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como sobre organizar suas finanças em 2024. Para saber mais, acesse "Do Tesouro Direto à Bolsa de Valores: onde começar a investir seu dinheiro".
Saiba o que analisar, antes de investir
1) Avaliar o seu perfil de investidor. Se você é do tipo de pessoa que morre do coração de perder R$ 50 nos investimentos, não faz sentido você colocar todo o seu dinheiro em ações, que variam todos os dias. "Quando a gente fala em ações, há o risco do sistema, há o risco do mercado como um todo", diz. Ela diz que você pode colocar uma pequena parte do seu patrimônio em ações, para poder ir se acostumando com essas variações.
2) Entender qual tipo de liquidez você busca. Pensando em aposentadoria, você não precisa ter liquidez. Então, você pode colocar seu dinheiro em produtos com prazo de vencimento maior.
3) Qual volatilidade você consegue assumir? "A volatilidade não necessariamente tem a ver com risco, e, sim, com o quanto a curva sobe e desce", diz Lueny. Por exemplo: ações. "Não significa que o produto [ações] é arriscado. Significa que é um produto que tem uma volatilidade maior. Ou seja, hoje você pode estar ganhando dinheiro, e amanhã pode acontecer alguma coisa externa, e essas ações caírem", diz.
Lueny diz que, se um produto tem uma volatilidade de 15%, você pode vir a perder, de forma virtual, 15%. "Será que isso faz sentido para você? Será que isso está atrelado ao seu perfil de investidor? Vai te trazer tranquilidade?".
Os investimentos não são só numéricos. Existe muito comportamento, emoção, que envolve todos esses aspectos.
Lueny Santos
4) Tenha clareza de quais riscos está assumindo. Há três principais riscos.
Risco de crédito: é o risco de o emissor falir e não te pagar ou simplesmente não honrar com o acordo. "Emprestar dinheiro para empresas é muito mais arriscado. Há muito mais chance de aquela empresa falir do que do governo. Então, você está assumindo um risco de crédito maior quando empresta dinheiro para empresas", afirma. Por isso que, geralmente, a empresa oferece uma rentabilidade maior.
Risco de liquidez: é o risco de você precisar vender suas ações ou títulos antes do prazo acordado. "Por isso, é preciso ter muito claro qual é o dinheiro para cada projeto. Dinheiro para a aposentadoria, para uma viagem ou para a reserva financeira deve estar em caixinhas diferentes", afirma.
Risco de mercado: é o risco de você investir em um setor, e ele entrar em crise, por exemplo. "O risco de mercado não tem a ver, necessariamente, com a empresa em que você investe, mas com o mercado na qual ela está inserida", diz.
Depois que você fizer esses quatro filtros, é hora de comparar a rentabilidade dos produtos. Aí, sim, você vai conseguir buscar o melhor produto para a sua carteira, garantindo que as opções que você vai escolher fazem sentido para o seu contexto.
Lueny Santos
Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.
Aulão: Como montar o seu plano para uma aposentadoria tranquila
Saiba como fazer o planejamento da sua aposentadoria, onde investir e como montar uma carteira de longo prazo para atingir este objetivo. O primeiro aulão mostrou o que considerar ao montar seu plano para uma aposentadoria tranquila. O segundo aulão falou sobre a previdência privada. Serão quatro lives do Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL Investimentos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário