Diversificar investimentos é essencial, mas você sabe como fazer? Entenda
Em projetos de longo prazo, como a aposentadoria, fala-se muito em diversificação de carteira. Mas você sabe o que é isso na prática? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Lueny Santos explica o que você está buscando com essa estratégia e dá um exemplo de como montar a proporção da sua carteira de longo prazo, adequando ao seu perfil de investidor.
Essa matéria é um trecho do terceiro aulão da série sobre como se planejar para a aposentadoria. Leia abaixo a análise da planejadora financeira. Veja a live completa do dia 22 de fevereiro aqui. Serão quatro lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Veja o primeiro e o segundo aulão aqui.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como sobre organizar suas finanças em 2024. Para saber mais, acesse "Do Tesouro Direto à Bolsa de Valores: onde começar a investir seu dinheiro".
Em busca da relação risco e retorno
A diversificação é uma estratégia de investimentos que busca melhorar a relação entre risco e retorno. Quanto mais retorno você quer, mais risco você precisa assumir em alguns momentos.
"Lembrando que o mercado é cíclico. Então, haverá momentos em que essa regra vai acontecer; em outros, isso vai mudar. De forma geral, a diversificação vem justamente para você conseguir aproveitar todos esses momentos", declara.
A diversificação é feita através da proporção entre os ativos. Mesmo dentro da mesma classe, existem investimentos de baixo risco e de alto risco. Por exemplo: emprestar dinheiro para o governo, através dos títulos públicos, tem menos risco do que emprestar dinheiro para as empresas, via debêntures, CRI e CRA.
"Quando falamos de produtos da renda variável, como as ações, da mesma forma. Existem ações que vão existir menos risco, como as ações de bancos, e as ações que vão apresentar mais riscos, como as ações de smalls caps, ou seja, de empresas pequenas, empresas de pequena capitalização", diz ela.
Você deve montar a proporção da sua carteira, adequando ao seu perfil de investidor. Lueny dá um exemplo: um investidor moderado pode montar uma carteira, pensando na seguinte proporção (isso é uma referência, não uma recomendação):
- Renda fixa: 35%
- Inflação: 15%
- Multimercado: 30%
- Renda variável: 13%
- Global: 7%
"Com essa composição de carteira, você vai buscar uma rentabilidade real de 4% no longo prazo", diz ela.
Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.
Aulão: Como montar o seu plano para uma aposentadoria tranquila
Saiba como fazer o planejamento da sua aposentadoria, onde investir e como montar uma carteira de longo prazo para atingir este objetivo. O primeiro aulão mostrou o que considerar ao montar seu plano para uma aposentadoria tranquila. O segundo aulão falou sobre a previdência privada. Serão quatro lives do Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL Investimentos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.