Só para assinantesAssine UOL

Confira 3 mitos conhecidos sobre investir para a aposentadoria

Muita gente acredita que, para se aposentar, você precisa ter uma previdência privada. Mas isso não é uma verdade. No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Lueny Santos fala sobre três mitos que existem sobre a aposentadoria.

Essa matéria é um trecho do terceiro aulão da série sobre como se planejar para a aposentadoria. Leia abaixo a análise da planejadora financeira. Veja a live completa do dia 22 de fevereiro aqui. Serão quatro lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Veja o primeiro e o segundo aulão aqui.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como sobre organizar suas finanças em 2024. Para saber mais, acesse "Do Tesouro Direto à Bolsa de Valores: onde começar a investir seu dinheiro".

1) Para se aposentar, você precisa ter uma previdência privada

Na verdade, você não precisa. A previdência privada é um tipo de investimento com algumas particularidades que pode ou não compor a sua carteira de aposentadoria.

"Geralmente, a gente pensa em previdência privada pelo hábito de compará-la com o INSS, que é a previdência social. Então, a pessoa pode pensar que, se ela não quer contar com o INSS para a aposentadoria, entende que precisa ter uma previdência privada para colocar no lugar. Mas, não necessariamente", diz Lueny.

Este assunto foi abordado no segundo aulão da série.

Continua após a publicidade

2) Existe um investimento específico que é o melhor

Essa resposta não existe. "Antes de olhar para os produtos em si, você precisa ter clareza de qual é o seu objetivo com aquele dinheiro e para qual projeto você está investindo. Só assim você consegue ter referências para entender as opções que fazem sentido para o seu projeto", afirma.

Para a aposentadoria, projeto de longo prazo, você deve considerar uma meta de rentabilidade real (acima da inflação) de 4%. Este assunto foi abordado no primeiro aulão da série, na qual Lueny fez simulações de quanto você precisa guardar por mês para alcançar uma renda passiva de acordo com o seu padrão de vida. "Se você está acumulando um patrimônio para usar daqui um tempo, precisa que este investimento acompanhe a inflação, senão, você vai perder poder de compra", afirma.

Em alguns momentos do mercado, como agora, é fácil encontrar produtos com essa rentabilidade (4% acima da inflação). "Mas existem outros momentos em que ter uma carteira bem diversificada é a única forma que vai possibilitar bater essa meta de rentabilidade", afirma.

No mercado financeiro, existem produtos com características [tempo, riscos e rentabilidades] diferentes. O ponto mais importante é você entender como esses produtos funcionam e alinhar isso ao seu perfil de investidor. Só depois é que você escolhe quais produtos vão compor a sua carteira de longo prazo, lembrando a referência de rentabilidade.
Lueny Santos, planejadora financeira

Você precisa investir em produtos que dão dividendos, como ações, para ter uma renda passiva no futuro

Na verdade, você não precisa investir apenas neste tipo de produto para ter renda passiva. Um investimento é quando você aloca dinheiro em um ativo e tem a expectativa de um benefício futuro. "Ou seja, você coloca o seu dinheiro para trabalhar a seu favor, com a expectativa de que, lá na frente, ele será maior do que você investiu. Então, não necessariamente você precisa olhar só para a opção de dividendos", afirma.

Continua após a publicidade

Os dividendos são uma característica quando falamos de ações, mas isso precisa estar alinhado ao seu perfil de investidor e ao risco que você quer assumir.
Lueny Santos

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: Como montar o seu plano para uma aposentadoria tranquila

Saiba como fazer o planejamento da sua aposentadoria, onde investir e como montar uma carteira de longo prazo para atingir este objetivo. O primeiro aulão mostrou o que considerar ao montar seu plano para uma aposentadoria tranquila. O segundo aulão falou sobre a previdência privada. Serão quatro lives do Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL Investimentos.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Continua após a publicidade

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes