Só para assinantesAssine UOL

Os 3 conceitos mais importantes para quem quer investir com conhecimento

Para quem quer investir para projetos do longo prazo, vale conhecer alguns conceitos do mercado financeiro. "Eles vão te ajudar lá na frente a fazer a leitura dos seus resultados, entender os riscos envolvidos e eles são adequados ao seu perfil", diz a planejadora financeira Keylla Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.

Essa matéria é o primeiro aulão da série sobre como investir de olho no longo prazo. Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista ao programa completo de 14 de março. Serão três lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como se planejar para a aposentadoria. Para saber mais, acesse "Veja o que considerar ao montar seu plano para uma aposentadoria tranquila".

1) Entendendo sobre taxas

Podemos dividir as taxas em dois grupos:

Custos envolvidos nos investimentos: Imposto de Renda, IOF, taxa de administração, taxa de performance, taxa de corretagem, entre outras. Por exemplo: no Tesouro Direto, há a taxa de custódia, cobrada anualmente. "São taxas para você ficar atento na hora de selecionar os seus investimentos. Entenda como elas funcionam em cada produto. Esses custos vão influenciar o seu resultado", diz.

Taxas que afetam o resultado dos seus investimentos: CDI, taxa Selic, IPCA e dividendos, entre outros. "Essas taxas representam uma referência de como o seu dinheiro vai crescer ao longo do período", afirma. Por exemplo: um CDB rende 100% do CDI —esse 100% representa o quanto o seu dinheiro vai crescer em relação ao CDI. Keylla diz que o CDI e a Selic são taxas norteadoras. "Como se fossem um termômetro para você saber como anda o seu investimento em relação à média do mercado", diz.

Continua após a publicidade

Fique de olho na inflação

Atenção para uma taxa: a da inflação. Para ela, ao analisar um resultado de um investimento ou da sua carteira de longo prazo, é um erro só considerar o crescimento nominal, sem considerar a taxa líquida real, sem descontar a taxa de inflação. "É importante você considerar o efeito da inflação nos seus resultados e buscar qual foi o seu resultado líquido real. Ou seja, o quanto, de fato, o seu investimento cresceu acima da inflação", afirma. Portanto, você deve utilizar nos cálculos a taxa líquida real, ou seja, descontando a inflação e também os outros custos envolvidos.

Calcular a taxa real não é tão fácil. Para uma aproximação simples, usamos: taxa nominal - taxa de inflação. Mas a conta correta é: 1 + taxa nominal / 1 + taxa de inflação. Com o resultado, subtraia 1 e multiplique por 100.

Como proteger o patrimônio contra a inflação? Uma forma de fazer isso é investir em ativos atrelados ao índice de inflação (IPCA). algumas opções são: Tesouro IPCA, debêntures atreladas ao IPCA e fundos de renda fixa que compram debêntures atreladas ao IPCA.

"Não é ideal colocar todo o patrimônio em investimentos com essa relação, mas uma boa parte, sim. Na teoria da diversificação, a gente nunca coloca os investimentos em uma única classe de ativos. A gente busca diversificar, justamente para tentar encontrar o equilíbrio entre risco e retorno", declara Keylla.

Não, necessariamente, só esses investimentos protegerão o seu capital contra a inflação. Mas, como eles são atrelados ao índice, há uma certa despreocupação nessa parte da carteira. E pensando em diversificação, é importante sempre olhar para o seu projeto e também para o seu perfil para entender a proporção da carteira que se encaixa na sua realidade.
Keylla Santos, planejadora financeira

Continua após a publicidade

2) Entenda a importância do tempo

Quanto mais tempo você tem para investir, menos dinheiro vai precisar aportar. Por isso, diz Keylla, antes de buscar o melhor momento para investir ou o investimento que mais rende, o melhor é considerar por quanto tempo o seu dinheiro poderá ficar investido.

Se ficar investido por até cinco anos, é projeto de curto prazo; de cinco a dez anos, de médio prazo; e acima de dez anos, de longo prazo. O objetivo mais comum para o longo prazo é o plano de aposentadoria.

Ter essa clareza já vai ajudar a fazer uma boa seleção dos produtos e a filtrar as opções que mais se encaixam à sua necessidade.
Keylla Santos

3) Saiba quanto risco você consegue aguentar

No longo prazo, o grande ponto é conseguir ter um equilíbrio de todo o seu dinheiro, e decidir quando sua carteira será mais agressiva ou mais defensiva. "Para você ter essa resposta, precisa entender o seu perfil de risco", afirma Keylla.

Continua após a publicidade

Capacidade para correr risco: Depende do projeto, de quanto dinheiro você tem investido, de como está o seu orçamento, da sua renda, etc.

Disposição para correr risco: Está relacionado a aspectos psicológicos. Você precisa avaliar o quanto se sente confortável em ter na carteira, por exemplo, produtos que tenham oscilação.

"A palavra-chave aqui é saber equilibrar. O valor investido, a alocação de capital entre as várias possibilidades e o grau de risco dos produtos devem ser calibrados ao longo do tempo, pensando em investimentos de longo prazo", diz.

Quando mudar os seus investimentos de lugar? Você pode calibrar seu portfólio de investimento considerando dois aspectos:

Mudanças financeiras na sua vida. "Promoção no emprego, chegada dos filhos, compra da casa própria. São alguns exemplos que acabam influenciando o seu portfólio de investimento. Vale avaliar o seu momento: você precisa de mais liquidez? Ou é um período de estabilidade? Aumentou ou diminuiu a sua capacidade de poupança?", diz.

Mudanças no contexto econômico. "Em que momento estamos vivendo? É um momento de taxa de juros mais alta ou mais baixa? As pessoas estão mais confiantes em relação ao futuro ou estão temerosas? Tudo isso influencia o preço dos ativos, a remuneração dos títulos para o investidor e, consequentemente, a percepção deste investidor em como ele vai se posicionar no seu portfólio", diz a planejadora financeira.

Continua após a publicidade

Fazer essa leitura do mercado financeiro e da sua vida pode te auxiliar a perceber a sua predisposição ao risco. Assim, você analisa seu portfólio e toma a decisão se vai assumir uma posição um pouco mais agressiva ou um pouco mais conservadora.

Os ativos de menor risco em todos os países são os títulos públicos. No Brasil, são os títulos do Tesouro Direto. Para ter rendimentos maiores, só se você assumir mais riscos e se tiver condições mínimas de administrá-los. "Ganho fácil e seguro não existe. É preciso equilibrar risco e retorno, seu momento financeiro, seu perfil e projetos", afirma Keylla.

Se você quer construir investimentos para a vida toda, precisa ter conhecimento desses conceitos, para realmente tomar decisões acertadas.
Keylla Santos

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: Como investir por longo tempo

Saiba como se sentir mais seguro para investir em projetos de longo prazo. Para isso, vale entender conceitos do mercado financeiro, saber fazer uma leitura do resultado da sua carteira, ter ciência dos riscos envolvidos e conhecer o seu perfil de investidor. O assunto será abordado em uma série de três lives do Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL Investimentos.

Continua após a publicidade

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes