IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

O que você pode fazer quando seus investimentos estão caindo?

Do UOL, em São Paulo

27/06/2021 04h00

Ainda tem muita gente que se desespera quando aquele dinheiro investido deixa de render e os ganhos se transformam em perdas. A primeira reação de alguns é pular fora do barco, antes que as coisas piorem. Mas aos poucos, o brasileiro está aprendendo a agir diferente nesse tipo de situação, segundo especialistas.

Para Fabio Macedo, diretor comercial da Easynvest by Nubank, e Tito Gusmão, fundador e CEO da Warren, a pandemia da covid-19 serviu como termômetro para essa mudança de comportamento. Durante encontro do Guia do Investidor UOL, série de eventos gratuitos e quinzenais do UOL Economia+, eles contaram que registraram recorde de cadastros e aportes em março do ano passado, mês em que a Bolsa desabou.

Enxergar essas quedas como oportunidades de investimentos é um dos caminhos para o investidor ganhar mais, segundo os especialistas. Confira abaixo a visão dos especialistas sobre esse assunto e saiba qual a melhor forma de agir quando os investimentos estão caindo.

Enxergar as quedas como oportunidades

Se seus investimentos estão caindo, ao invés de se desesperar e sair vendendo, os especialistas aconselham encarar o recuo como oportunidade.

"Se uma TV está com 30% de desconto, eu vou lá comprar, mas se é o mercado financeiro que surge descontado, normalmente o primeiro pensamento é se desfazer da ação. Se você está com pensamento de longo prazo, então aproveite este momento [quando há queda na Bolsa]", disse Gusmão.

Segundo ele, o investidor precisa entender que o mercado funciona em ciclos, "exagera na euforia e no pânico". "Isso sempre aconteceu e vai continuar acontecendo, mas são momentos de oportunidade", afirmou.

Diversificar é outra estratégia

Outra estratégia para evitar o pânico ao ver seus investimentos caindo é diversificar, e pensar em uma combinação de ativos com liquidez, segundo Fabio Macedo.

"Essa questão de reserva, de construir uma carteira de investimentos com liquidez para momentos de turbulência é muito importante e estamos vendo uma conscientização maior por parte do investidor", afirmou Macedo.

Durante os piores momentos da Bolsa nos últimos meses, muitos investidores aproveitaram para fazer novos investimentos comprando ativos que ficaram mais baratos.

"Quando teve o pico de queda na Bolsa, o movimento normal seria as pessoas resgatando, desesperadas. Isso foi surpresa: a gente sempre faz o trabalho educacional de investir com recorrência, para longo prazo, e quando a Bolsa cai pode ser um momento para aproveitar", disse Gusmão.

Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer começar a investir

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que vai apresentar todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro.

Essa série funciona como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado darão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.

Você não faz parte da comunidade do UOL Economia+? Assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro