PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Você precisa se preocupar com política para investir bem o seu dinheiro?

Exclusivo para assinantes UOL

Do UOL, em São Paulo

29/06/2021 04h00

Acompanhar o noticiário político é importante para saber se os dirigentes estão cumprindo com o que prometeram e poder exigir deles. Mas ainda que esse assunto também tenha impacto sobre os preços de ações e outros investimentos, o foco do investidor deve ser guardar dinheiro para investir, e não cada passo que a política dá, segundo especialistas.

"Se preocupa com o seu exercício de depositar na caixinha de curto e longo prazo", afirmou Tito Gusmão, CEO e fundador da Warren, durante o encontro do Guia do Investidor UOL, série de eventos gratuitos e quinzenais do UOL Economia+, para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro.

Confira abaixo a visão de especialistas sobre como lidar com assuntos políticos na hora de investir.

Peça ajuda a um especialista

Para Gusmão, a tomada de uma decisão de investimento baseada em um acontecimento político ou econômico, como a variação da Selic, deve ser acompanhada por quem entende do assunto. Isso vale, inclusive, para quem pensa em mudar de aplicação.

"Se precisar ficar mais comprado em inflação ou menos, aumentar posição em Estados Unidos ou Brasil, deixa quem cuida dos seus investimentos fazer isso para você", disse o CEO da Warren.

Independentemente de oscilações do mercado, o investidor deve prestar mais atenção em estratégias para uma reserva financeira.

"Vai ter volatilidade porque vamos ter Lula contra Bolsonaro, mas o investidor tem que focar no hábito de sobrar 10% ao mês e investir rotineiramente", afirmou Gusmão.

Foco no orçamento

"Muitos investidores sequer sabem quanto ganham e gastam todo mês. Parece algo óbvio, mas no fim não sabem o quanto entrou e saiu. É fundamental ter esse controle", afirmou Fabio Macedo, diretor da Easynvest e Nubank, durante o encontro.

Ele ressaltou que esse acompanhamento pode ser feito por meio de planilhas, aplicativos ou até mesmo no papel.

"Se sobra R$ 100, R$ 150 reais, já é possível fazer bons investimentos - e investimentos diversificados, Está mais fácil do que a gente imagina", disse Macedo.

Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer começar a investir

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que vai apresentar todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro.

Essa série funciona como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado darão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.

Você não faz parte da comunidade do UOL Economia+? Assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.