IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Você precisa se preocupar com política para investir bem o seu dinheiro?

Do UOL, em São Paulo

29/06/2021 04h00

Acompanhar o noticiário político é importante para saber se os dirigentes estão cumprindo com o que prometeram e poder exigir deles. Mas ainda que esse assunto também tenha impacto sobre os preços de ações e outros investimentos, o foco do investidor deve ser guardar dinheiro para investir, e não cada passo que a política dá, segundo especialistas.

"Se preocupa com o seu exercício de depositar na caixinha de curto e longo prazo", afirmou Tito Gusmão, CEO e fundador da Warren, durante o encontro do Guia do Investidor UOL, série de eventos gratuitos e quinzenais do UOL Economia+, para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro.

Confira abaixo a visão de especialistas sobre como lidar com assuntos políticos na hora de investir.

Peça ajuda a um especialista

Para Gusmão, a tomada de uma decisão de investimento baseada em um acontecimento político ou econômico, como a variação da Selic, deve ser acompanhada por quem entende do assunto. Isso vale, inclusive, para quem pensa em mudar de aplicação.

"Se precisar ficar mais comprado em inflação ou menos, aumentar posição em Estados Unidos ou Brasil, deixa quem cuida dos seus investimentos fazer isso para você", disse o CEO da Warren.

Independentemente de oscilações do mercado, o investidor deve prestar mais atenção em estratégias para uma reserva financeira.

"Vai ter volatilidade porque vamos ter Lula contra Bolsonaro, mas o investidor tem que focar no hábito de sobrar 10% ao mês e investir rotineiramente", afirmou Gusmão.

Foco no orçamento

"Muitos investidores sequer sabem quanto ganham e gastam todo mês. Parece algo óbvio, mas no fim não sabem o quanto entrou e saiu. É fundamental ter esse controle", afirmou Fabio Macedo, diretor da Easynvest e Nubank, durante o encontro.

Ele ressaltou que esse acompanhamento pode ser feito por meio de planilhas, aplicativos ou até mesmo no papel.

"Se sobra R$ 100, R$ 150 reais, já é possível fazer bons investimentos - e investimentos diversificados, Está mais fácil do que a gente imagina", disse Macedo.

Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer começar a investir

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que vai apresentar todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro.

Essa série funciona como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado darão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.

Você não faz parte da comunidade do UOL Economia+? Assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro