IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas na Bolsa vão revelar seus lucros; será que economia melhorou?

Mitchel Diniz

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/07/2021 04h00

O período de divulgação de resultados das empresas listadas em Bolsa começou nesta semana. A expectativa é grande porque pode trazer finalmente números positivos das companhias listadas na Bolsa em mais de um ano de pandemia.

Os balanços devem refletir as flexibilizações mais recentes da economia e trazer cifras mais robustas, mas que se apoiam em uma base fraca de comparação — os números baixos do ano passado. Será que os resultados do segundo trimestre que serão divulgados nos próximos dias podem representar uma recuperação da economia? Analistas ouvidos pelo UOL dizem que sim, mas fazem ressalvas. Veja abaixo.

Retomada vai se refletir nos números

Para Roberto Attuch, CEO da OHM Research, os setores ligados à reabertura da economia devem apresentar os melhores resultados, apesar de o segundo trimestre ter começado logo após um pico de casos de covid-19 e internações.

"O resultado reflete uma economia em que, apesar de a covid-19 não ter sido vencida, as pessoas anteciparam a reabertura", diz Attuch.

Bruno Komura, estrategista de renda variável da Ouro Preto Investimentos, destaca o comércio de lojas físicas, que deve apresentar bons resultados, mesmo com as restrições em alguns meses do segundo trimestre.

Melhora pontual ou jornada de recuperação?

Para Komura, os resultados não devem ser vistos como uma melhora pontual, mas como parte de uma jornada de recuperação das empresas e da economia como um todo.

"Não é só uma questão de demanda reprimida, que vai estourar o consumo agora e depois vai passar. Pelo contrário, a tendência é que distorções sejam corrigidas", afirma.

Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos, acredita que a temporada de balanços vai mostrar a recuperação de atividades em setores como comércio, bancos e empresas aéreas. O segundo trimestre reflete justamente a diminuição das restrições nas principais cidades do país.

Inflação, juros e variante da covid-19 seguem no radar

"Assim como as revisões positivas do PIB, os resultados da melhor atividade devem vir refletidos nos números. Mas alguns setores vão mostrar, em suas teleconferências, preocupações com a inflação e os juros em alta", afirma Chinchila.

Para João Guilherme Silva, analista da Aware Investments, a perspectiva de resultados positivos pode destoar da situação real da economia.

"O cenário não é tão tranquilizador. Os resultados podem mascarar o fato de que esse 'looping' viral ainda não acabou", diz Silva.

Para ele, a reabertura gradual do comércio nos últimos meses deve ter impacto positivo nos números de empresas ligadas ao consumo de bens e serviços. Mas ainda há risco dos bons resultados serem apenas pontuais, enquanto a pandemia persistir.

"Essa sensação de luz no fim do túnel merece atenção redobrada, com a disseminação de uma cepa ainda mais contagiosa", afirma o analista.

Cenário político adiciona incerteza

Silva também prevê bons resultados para empresas exportadoras, que tendem a faturar mais com a alta cotação do dólar. Desde o começo do ano, a moeda norte-americana tem sido negociada acima de R$ 5, com exceção da última semana de junho, quando ficou abaixo desse patamar, mas não por muito tempo.

"Apesar do otimismo modesto, o ceticismo predomina. Além das novas cepas, a turbulência constante na política atrasa projetos econômicos para o reaquecimento do motor produtivo", diz o analista da Aware Investments.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.